Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Startup Bairros Inteligentes lança Roteiros de Experiência Praças Vivas

Josué de Menezes      sábado, 29 de fevereiro de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

Bairos Inteligentes transformam praças em pontos de referência para roteiros de experiências de gastronomia, qualidade de vida, pet, fotografia, história, moda, turismo de negócios, arte, música, zen, buisiness, cafés, passeios de bike, decoração, coworking, arquitetura, dentre outros.

Com esse conceito, ligando pessoas aos recursos ambientais dos bairros e atividades lúdicas, é possível criar jogos e gincanas explorando vários temas, facilitando também implementar novas tecnologias por intermédio de laboratórios vivos.

Criar conteúdos educacionais relacionados à 4ª Revolução Industrial e à Nova Economia, é uma decorrência natural para ampliar a visão dos Mercados do Futuro onde a vida acontece: nos bairros.

Assim é possível promover a Transformação Digital envolvendo as pessoas de forma prática.

As praças passam a ser estações para que os roteiros sejam elaborados

Com os pontos definidos, os desafios ou programas em grupos são propostos: caminhadas, alongamentos, circuitos fotográficos, passeios de bike, pick nicks, dentre outros.

O conceito de transformar bairros em tabuleiros de jogos permite lançar agendas com atividades que passam a valer pontos, permitindo o resgate de prêmios.

Esta também é a base para campanhas sazonais e projetos especiais culturais e ambientais.

No primeiro laboratório vivo no Cambuí, intitulado Praças Vivas, serão lançados desafios de ginástica, em parceria com a STC Sports.

"Vamos propor exercícios simples nesta etapa. O importante é as pessoas se motivarem a conhecer o projeto", confirma Léo Siqueira, produtor do conteúdo.

Gestores de Bairros Inteligentes

Considerando que o projeto insentiva o empreendedorismo, o modelo prevê a criação de Escritórios de Projetos nos bairros.

Nesse ambiente, também é previsto o papel dos promotores de conteúdos. São parceiros que criam os conteúdos dos roteiros para movimentar o bairro com circuitos temáticos variados.

A conexão entre Economia Criativa e novas tecnologias é o grande diferencial dos Bairros Inteligentes.

Com essa visão educacional, a parceria entre a startup Bairros Inteligentes com a Gracom Efeitos Visuais, franquia oficial Adobe, visa capacitar designers em gamificação, infográficos e demais peças promocionais para que os Bairros Inteligentes expandam para novas regiões e cidades em todo o Brasil.

Para os moradores dos bairros signatários, essas iniciativas motivam experiência de qualidade de vida com forte impacto na valorização imobiliária.

Na Europa, nos EUA e Canadá o conceito de bairros inteligentes também é utilizado em políticas públicas. Isso faz sentido, afinal, fortalece a economia e é uma ferramenta de gestão que tem o engajamento como elemento de convergência.

Para o varejo, a possibilidade de lançar agendas de benefícios motivando a experiência de compras amplia as possibilidades de conexões com a economia criativa, esporte, cultura e turismo.

E para empresas que tenham novas tecnológicas para bairros inteligentes, o projeto é um campo fértil para apresentar as soluções, contando com infraestrutura de funil de vendas.

Transformar os bairros em tabuleiros é o ambiente ideal para lançar campanhas nas principais datas sazonais que movimentam o varejo: dia das mães, pais, namorados e Natal.

Até mesmo roteiros de negócios é possível de serem elaborados.

O fortalecimento do comércio local é uma consequência natural, assim como a proposta de induzir a transferência de tecnologias de mobilidade urbana, eficiência energética, saúde e segurança envolvendo startups.

Empresas de tecnologias sustentáveis sinalizam adesão aos Bairros Inteligentes.

A infraestrutura digital está pronta para ser ativada tendo as redes sociais como maior aliada em campanhas de funil de vendas.

Na agenda do Cambuí estão previstos trÊs laboratórios vivos para lançar 2 aplicativos: Movidade (cria roteios) e O Guia Daqui (guia de promoções) e os Mobiliários Urbanos Inteligentes. 

Todos os projetos visam gerar experiência e conexão com o bairro de forma a ativar redes de inovação.

 

 

Mapas dos circuitos temáticos. O Laboratório Vivo Praças Vivas também promove dois aplicativos em ambiente de experimentação: Movidade (de circuitos e roteiros) e O Guia Daqui (guia de compras e promoções)

À medida que novos roteiros são lançados em formato de tabuleiros, é possível criar toalhas de mesa e paineis com jogos interativos pra gerar engajamento.

Os vouchers promocionais também dão movimento nas redes sociais. 

Seja bem vindo aos Bairros Inteligentes.

O projeto cria ambientes para que a economia criativa se manifeste em uma profusão de iniciativas integradas com o varejo.

As agendas de capacitação a respeito da Nova Economia e Cidades Inteligentes integram o projeto.

Mais gente, menos carros, mais qualidade de vida e experiência de comunidade.

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019