Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Aceleradora de Crédito Imobiliário Bairros Inteligentes inicia movimento para credenciar parceiros locais

Josué de Menezes      quinta-feira, 7 de março de 2024

Compartilhe esta página com seus amigos

Imagine um banco de crédito imobiliário para bairros inteligentes...

Essa visão já está em curso com o credenciamento de parceiros nos bairros signatários. Credenciamento: saiba mais.

A ideia é distribuir crédito imobiliário por intermédio de um clube de investimento local para formar prateleira de cartas contempladas próprias.

Traduzindo em miúdos, ao reunir grupos de empresários e profissionais liberais locais para serem cotistas investidores em cartas de crédito, é possível acessar um mercado bilionário.

A proposta é formar prateleira própria de cartas contempladas.

Isso significa que as imobiliárias e parceiros locais serão distribuidores de crédito mais barato, agregando valor na qualificação do ecossistema dos bairros inteligentes.

--------------------

O Clube de Investimento Bairros Inteligentes abre as portas para este novo modelo de investimento colaborativo lastreado pelas principais instituições financeiras do país: BB, Caixa, Itaú, Santander, HS Consórcios, Remaza, dentre outras, contando com o suporte dos analistas, auditores e consultores da Shalom Consórcios.

------------------------

Algumas imobiliárias enxergam a força dessa ferramenta e já estão formando os seus clubes de investimentos locais, cadastrando os investidores cotistas.

Esse modelo pode ser a salvação das imobiliárias focadas na operação local, justamente por agregar muito valor e diferencial, à medida que passam a representar a aceleradora de crédito de bairros inteligentes e abrir as portas para pequenos investidores.

Além dos créditos imobiliários, o projeto incluí uma lista de benefícios que serão entregues na plataforma da comunidade Bairros Inteligentes, com programa de capacitação continuada com trilhas de aprendizagem.

Mas não precisa ser imobiliária para iniciar o movimento.

Cadastre-se para ativar o movimento em sua região.

A proposta vai além de destravar o crédito para projetos imobiliários nos bairros signatários, considerando que a plataforma da comunidade também tem um marketplace com tecnologias para reduzir custos e melhorar a qualidade de vida das pessoas onde elas vivem.

Ao constatar que as cartas de crédito provenientes dos consórcios têm o poder de oxigenar a economia local de forma decisiva, foi possível desenhar a operação, incluindo as imobiliárias locais como fortes parceiras, inclusive pela aplicação em tracionar liquidez aos lançamentos imobiliários.

A startup, ao utilizar a inteligência geográfica, potencializa a inteligência financeira dos consórcios para atrair investimentos qualificados.

O resultado minimiza riscos, além de projetar cenários preditivos de futuros desejáveis de valorização imobiliária.

 

Mais liquidez para tracionar a economia local

 

É justamente este o espírito da Aceleradora de Crédito Bairros Inteligentes, concebida para promover maior liquidez para qualificar investimentos locais de forma pontual, situando empreendimentos como epicentro de Bairros Inteligentes.

O DNA dos consórcios é colaborativo e permite criar estratégias com operações estruturadas para acelerar as contemplações para gerar giro.

Mas a visão dos investidores é justamente fornecer o crédito na origem, sem pressa da contemplação.

Isso tem tudo a ver com a formação dos Clubes de Investidores de Crédito Imobiliário local.

Essa nova modalidade de investimento, quando associada e lastreada em empreendimentos imobiliários locais, cria ambiente de viabilização acelerada, agregando valor ao ecossistema territorial.

Eis aí três indicadores para chancelar regiões da cidade com a marca Bairros Inteligentes: mais liquidez, menos risco e qualificação do investimento.

Assim inicia-se um movimento colaborativo em torno de crédito imobiliário.

O acesso a soluções tecnológicas para melhorar a vida das pessoas nos demais eixos de desenvolvimento: mobilidade urbana, saúde, segurança, eficiência energética, dentre outras áreas econômicas são benefícios complementares tracionados a partir da pujança do mercado imobiliário.

 

A onda dos consórcios chama a atenção no mercado de crédito. Na foto, condomínios em Sousas Campinas (SP)

 

Algo novo está acontecendo no mercado de crédito brasileiro que está chamando a atenção dos investidores mais antenados.

Inclusive, muitos investidores da XP estão enxergando oportunidade para diversificar seus portfólios na modalidade de consórcios.

A Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC) revela um dado impactante embasado no IBGE: os ativos administrados pelo Sistema de Consórcios saltou de 1,9%, em 2002, para 4,7%, no ano passado.

Isso representa um salto na participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil na ordem de R$ 8,7 trilhões em 2021.

Outra informação chama a atenção: semanalmente estão disponibilizadas no mercado nacional, mais que R$ 500 milhões de ofertas de cartas contempladas.

Esse montante gera liquidez para movimentar vários segmentos econômicos, principalmente o imobiliário.

 

Mais Segurança Jurídica e Proteção ao Consumidor

Analistas atribuem que o crescimento deste mercado à Lei dos Consórcios, nº 11.795/2008, que entrou em vigor em 2009.

Esta legislação é um marco que trouxe uma série de mudanças e regulamentações que beneficiaram tanto os consumidores quanto as empresas administradoras de consórcios.

Mas o assunto é mais profundo e amplo.

-------------------------

Com os Clubes de Investidores de Bairros Inteligentes os empresários de médio porte terão acesso às operações estruturadas realizadas por especialistas.

------------------------

Essas análises de inteligência financeira estavam disponíveis apenas aos grandes players.

Mas com o modelo da startup, será possível atender vários nichos e interesses empresariais emergentes, com "análises micro locacionais".

Os consultores darão suporte para aplicações em alavancagem patrimonial, levantamento de capital e aposentadoria inteligente, tornando essas operações acessíveis a todos.

As análises de inteligência financeira são realizadas a partir da realidade de cada empresário nos bairros inteligentes.

 

 

Frente a esse cenário, a startup Bairros Inteligentes enxergou a oportunidade para potencializar a formação de clubes de investidores em regiões específicas da cidade.

-------------

Ao utilizar a legislação de consórcios como base, é possível criar estratégias considerando a realidade de cada ecossistema urbano, ofertando diversos benefícios para o desenvolvimento econômico local.

----------------

"Nosso papel é formar grupos de investidores cotistas interessados em acelerar e qualificar seus negócios, considerando o contexto de determinada região da cidade de forma assertiva", avalia Josué de Menezes, CEO da startup.

A ideia é prática. Uma das aplicações em curso é acelerar o crédito para construções de casas em condomínios.

Esse exercício está em curso em Sousas, distrito em Campinas, SP.

A partir do eixo imobiliário, as cartas de crédito são ofertadas  pelo clube de investidores, contando com o suporte de auditoria da Aceleradora de Crédito Bairros Inteligentes.

 

 

Josué de Menezes (startup Bairros Inteligentes), Júlio Aguirre (CIA Construtora e Incorporadora Aguirre) e Mauro Bovolom (Shalom Consórcios). Todos enxergam grande potencial na aceleradora de Crédito Imobiliário

 

Com essa visão, o posicionamento da Shalom Consórcio passa a ser uma aceleradora, contando com o suporte da startup que oferece uma plataforma de aprendizagem para capacitar novos analistas de crédito para Bairros Inteligentes.

A startup está em processo de aceleração junto à Associação Brasil Startup, em programa do SEBRAE e conta com investimento anjo na primeira rodada SEED.

-----------------------

Com essa proposta, os primeiros clubes já estão operando como Aceleradora de Crédito. A marca é registrada no INPI e segue a metodologia inspirada no edital do BID, do Plano de Transformação Digital de Campinas.

----------

Cada Clube de Investidores em Bairros é um eixo indutor de Bairros Inteligentes.

"A proposta faz muito sentido considerando que a viabilização de crédito mais barato, quando associada à realidade da região de atuação, potencializa negócios e ativa o networking local, impactando em toda a cadeia de valor da região", avalia Júlio Augusto de Aguirre, incorporador e proprietário da CIA Construtora e Incorporadora Aguirre..

A aplicação também é possível para projetos de incorporação, distribuindo crédito mais acessível.

-------------------

A agenda de encontros, workshops, palestras e lives está no planejamento do projeto, incluindo a apresentação de modelos de projetos de bairros inteligentes nacionais e internacionais

-----------------------------

Com a base tecnológica da startup, a aceleradora de crédito imobiliário é um Laboratório Vivo que poderá ser replicado para outras regiões da cidade e poderá escalar em nível nacional.

 

Os grupos de investidores enxergam as oportunidades de investimento de forma mais ampla para oferecer crédito qualificado

 

Com o Clube de Investidores para Bairros Inteligentes conseguimos oferecer cartas de crédito em prateleira própria, bem mais acessíveis para acelerar créditos e viabilizar a construção de imóveis ou alavancagem patrimonial", avalia Mauro Bolvolon, idealizador do modelo do Clube de Investidores, Manager Financial - Gerente Financeiro Especialista em Cartas de Credito

O conceito é simples, reunir grupo de investidores locais dispostos a entrar neste mercado em ascensão com grandes oportunidades.

O olhar nas oportunidades locais facilita análises mais criteriosas, revelando cenários para ampliar investimentos.

"Cada região da cidade apresenta uma característica própria e ao conhecer o perfil dos empreendedores conseguimos formular soluções personalizadas com agilidade, pontua Rafael Paço, CEO da Shalom Consórcios.

 

 

O que é uma Aceleradora de Bairros Inteligentes

A aceleradora de crédito de bairros inteligentes realiza operações estruturadas. Toda a inteligência financeira conta com suporte da Shalom Consórcios.

A visão é ser uma facilitadora financeira local, promovendo o acesso ao crédito, incentivando investimentos  e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades urbanas.

A estrutura dos consórcios permite operações estruturadas para impulsionar uma série de aplicações, considerando a realidade de cada cliente.

Com a abordagem do desenvolvimento econômico local em áreas urbanas inteligentes é possível qualificar investimentos e melhorar a liquidez da economia local, incluindo projetos de lançamentos imobiliários.

A facilitação do acesso ao crédito para empresas e empreendedores que atuam dentro dos territórios signatários é o grande diferencial da startup, que conta com plataforma de comunidade que disponibiliza tecnologias sustentáveis para os usuários dos bairros inteligentes.

A operação de consórcios permite que indivíduos e empresas se unam para adquirir bens ou serviços por meio de um sistema de autofinanciamento.

Essa característica ativa o networking.

A aceleradora de crédito coordena e facilita esses consórcios, garantindo que sejam estruturados de forma eficiente e atendam às necessidades específicas dos participantes.

Além disso, as operações estruturadas envolvem a criação de instrumentos financeiros complexos que podem incluir diferentes tipos de ativos e passivos, com o objetivo de otimizar o financiamento e gerenciar riscos.

Nesse contexto, a aceleradora de crédito trabalha para desenvolver e implementar soluções financeiras lastreadas pelo Banco Central.

O impulsionamento do crescimento econômico inclui a visão socioeconômica dos bairros inteligentes.

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019