Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Agricultura Urbana: novos ares para o bairro Vila Carioca, SP

Josué de Menezes      domingo, 9 de janeiro de 2022

Compartilhe esta página com seus amigos

Vila Carioca Fértil é um projeto para revitalizar o bairro em São Paulo.

Edi Heinz encontrou a startup Bairros Inteligentes que conta com metodologia e programa de mentoria para acelerar o projeto. 

Foi desenhado o projeto de agricultura urbana,  transformando a iniciativa em um Laboratório Vivo no contexto de cidades inteligentes.

Com essa parceria é garantido o suporte de gestão e capacitação continuada para que a comunidade se engaje no movimento de transformação sustentável, contando com plataforma de aprendizagem da startup.

A estratégia é criar unidades de referências, espaços para trabalhar conteúdos de transferência de tecnologias.

Cada canteiro e horta é uma unidade de referência modular.

Dessa forma é possível replicar o modelo para implantar projetos de impacto social em outros bairros e regiões em nível nacional, transformando os bairros em parques temáticos de sustentabilidade e qualidade de vida.

A metodologia Bairros Inteligentes prevê essa mecânica.

Quando o projeto é de impacto social, uma das peças fundamentais é a presença de um microinfluenciador. Esse personagem é agente de inovação local.

 O mais relevante é que esse projeto está associado ao seu propósito de vida da comunidade.

Sua formação como "microinfluenciador" de bairros inteligentes cria a ponte para viabilizar o seu sonho.

Quando o perfil do microinfluenciador é mão na massa, ou seja, faz acontecer, na prática, as possibilidades de sucesso são potencializadas.

Pois bem, ao transformar o jardim do posto de saúde em uma obra de arte, selou a parceria com a subprefeitura. 

Esse é primeiro passo do movimento de agricultura urbana de forma oficial. Já faz dois anos que faz trabalho voluntário de limpeza dos canteiros e hortas está em curso, mas só agora a sua visão ganha eco.

Com o suporte institucional da subprefeitura, a proposta abre janela de geração de trabalho e renda e transferência de tecnologias sustentáveis em programa de capacitação continuada para envolver a comunidade.

plataforma da startup Bairros Inteligentes garante suporte para rodar as trilhas de conhecimento, organização dos encontros com grupo de capacitação e suporte para que o projeto prospere.

Eis aí o jardim do posto de saúde antes da implementação do projeto paisagístico

Olhando a aridez do bairro, Edi Heinz articula ações para transformar o Vila Carioca, bairro onde sua família reside há mais de 50 anos.

---------------

Para demonstrar que é possível, resolveu mudar a paisagem, iniciando com o posto de saúde, UBS Dr° Joaquim Rossini - Rua Álvaro Fragoso, 480 - Vila Carioca.

--------------

Esta iniciativa foi 100% voluntária. Todas as plantas pegam de galho, colhidas e doadas por moradores do próprio bairro. São espécies que exigem pouca manutenção.

A terra vermelha e brita são de sobras das obras do metrô. 

E o adubo e composto foram doados pela Prefeitura. Resultado: obra de arte viva custo zero.

O canteiro do posto de saúde é um marco para iniciar o movimento do Laboratório Vivo de Agricultura Urbana Vila Carioca Fértil

Bastou o subprefeito abrir as portas para que Heinz entrasse em cena com a obra de arte.

Eis aí uma das profissões que pode gerar trabalho e renda de forma simples e prática: "designer ambiental".

Adinilson Almeida é o Subprefeito. Ciente das ideias para transformar a vida do bairro, não teve dúvidas, deu apoio total.

O próximo passo é formalizar o projeto de recuperação de canteiros e dar vida à iniciativa de agricultura urbana no bairro.

"Esse projeto demonstra que é só querer para trazer o belo de volta", revela Heinz.

A proposta vai além da estética

A subprefeitura considera viável iniciar um processo de comodato com a MEI de jardinagem para ocupar o terreno da ENELL, espaço que tem a vocação para ser um centro de formação em agricultura urbana e paisagismo. 

O comodato está em curso. Empresas locais e de grande porte sinalizam interesse em apoiar o movimento com aporte de recursos.

A parceria com escolas do bairro também é possível, ao oferecer o Laboratório de Futuros, um dos programas educacionais para formar educadores.

 

Os canteiros vão interligar e criar um circuito temático para pessoas idosas. Este canteiro foi feito em março de 2020.

O projeto está pronto para ser submetido para empresas como um Laboratório Vivo de Bairros Inteligentes. 

A parceria com a startup garante suporte para viabilizar o sonho do Edi Heinz, intitulado Vila Carioca Fértil.

Eis aí a força de um conceito pouco difundido: Indivíduo Não Governamental (ING).

Sua empresa de paisagismo também será proponente para levantar os recursos do movimento juntamente com a startup Bairros Inteligentes.

O apoio do subprefeito, Adinilson Almeida é decisivo para institucionalizar o movimento, valendo-se do novo marco legal de startup e das modalidades de PPPs.

"O projeto de agricultura urbana é amplo e tem o potencial de gerar trabalho e renda", confirma Diléia Santos, Mestre em Conservação do Solo e Doutora em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP, que assina o projeto.

 

 

Com pequenos espaços o circuito de agricultura urbana e paisagismo será construído

Edi Heinz conta com a mentoria da startup Bairros Inteligentes. A proposta é criar um modelo para replicar para outros bairros.

Como microinfluenciador de bairros inteligentes, Heinz poderá capacitar mais designers ambientais, transformando-os em agentes de inovação local.

Ao criar circuítos com canteiros  é possível transformar vidas, alinhando empreendedorismo com arte, saúde alimentar e estética. 

Uma outra aplicação é criar um circuito para idosos. A inspiração da proposta nasceu com as voltas com sua mãe, Nair Heinz, acometida por alzaheimer. 

"Não existia lugar para ela repousar, daí nasceu tudo", explica Heinz.

Economia Criativa

"A leitura de Laboratório Vivo de Bairros Inteligentes abre possibilidades de modelar as ações de forma sistematizada gerando impacto social e aprendizagem", complementa Diléia Santos.

A trilha de agricultura urbana também será disponibilizada em formato digital, na Plataforma da startup Bairros Inteligentes.

Com essas ferramentas o projeto ganha escala. Os microinfluenciadores de Bairros Inteligentes são contadores de histórias e serão capacitados para representar outras soluções para fortalecer o comércio local.

O importante é gerar movimento para inspirar outros bairros, qualificando as regiões das cidades como inteligentes.

A formação na Falcons Universit também fez diferença, processo que foi acelerado com a metodologia e mentoria da startup Bairros Inteligentes. 

Edi acredita que no meio do caos há sempre uma oportunidade! Sun Tzu

Sua mãe acompanha do dia a dia. Os resultados, após 2 anos de mão na massa, começam a surtir efeito. Alguns moradores e empresários do bairro estão incentivando. Com o apoio da subprefeitura, a iniciativa tem o potencial de transformar-se em modelo de Bairros Inteligentes. Assim nasce o laboratório vivo Vila Carioca Fértil.

 

 

O subprefeito, Adilson Almeida, abre as portas para que o projeto transforme-se em modelo nacional

Logo do projeto Vila Carioca Fértil

(Frente) Adinilson Almeida (subprefeito Ipiranga).  
(fundo) mãe do Edi, sra Nair , Edi Heinz, Cida (liderança Heliopolis) e Adinilson Almeida (chefe de gabinete - subprefeitura Ipiranga).

A implementação do projeto se dará com a capacitação continuada por intermédio de encontros presenciais e workshops, patrocinados pelas empresas interessados em vincularem suas imagens a ações ambientais e sociais.

Assim a agenda de trilhas é desenvolvida, transformando conceitos em um programa de transformação digital efetivo e prático.

 

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019