Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Bairros Inteligentes: como reverter os impactos da pandemia

Josué de Menezes      sexta-feira, 9 de abril de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

Com o uso de big data e metodologia própria, a startup apresenta solução para ativar as vocações econômicas, culturais e ambientais de regiões das cidades para superar os impactos da pandemia.

Com esses recursos, Bairros Inteligentes tem como implementar estratégias para engajar a comunidade local em torno da causa da sustentabilidade e Nova Economia.

Esta proposta está à disposição de gestores públicos para que possam desenhar políticas públicas de forma mais eficiente, ágeis e com resultados mensuráveis, otimizando recursos para serviços mais eficientes.

O desenvolvimento do projeto prevê metas e resultados, valendo-se de indicadores.

A busca de integração nas áreas da saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, dentre outros eixos, considera as especificidades de cada região e bairro.

Por este motivo o projeto é apresentado com o slogan: "transformamos bairros em cidades inteligentes".

"Damos suporte para desenhar, junto com gestores públicos, educadores, legisladores e comunidade, um plano de desenvolvimento sustentável local", sintetiza Josué de Menezes, idealizador do projeto.

Trata-se de uma plataforma para ativar redes de inovação local

 

Ambiente para Modelar Políticas Públicas Ágeis

Frente à pandemia, a startup passa a ser uma solução para que gestores públicos tenham um forte aliado para construir políticas públicas ágeis para mitigar os danos que a pandemia nos impõem.

Com Big Data é possível desenhar estratégias para ativar a economia local de forma cirúrgica e envolver a comunidade em torno da causa da sustentabilidade com ações práticas.

Essa visão já está sendo colocada em prática em algumas cidades do mundo, a exemplo de París. 

No e-book Bairros Inteligentes, disponível no site, é possível entender o conceito do projeto. Home

A proposta também é aplicar a inteligência geográfica (Big Data) para capacitar gestores públicos

 

A interação com demandas públicas desperta interesse de algumas cidades em acolher a startup como aliada, considerando também que o projeto tem a ver com o conceito educacional de Cidades Intelgientes.

"A Nova Economia é uma realidade e os educadores devem se capacitar levando-se em consideração a realidade local", avalia o educador Gustavo Machado, especializado em Futurologia, um dos integrantes da startup.

A abordagem de Mercados do Futuro também pode ser usada para cidades com população menor que 300 mil habitantes, valendo-se da mesma metodologia dos Bairros Inteligentes.

 

 

 

A startup Bairros Inteligentes conta com um estúdio multimídia para garantir suporte na produção de infoprodutos para qualificar bairros inteligentes

 

Este recurso atende interesses da iniciativa privada e  pública na produção de conteúdos de capacitação.

O conceito de Laboratórios Vivos é muito difundido na Europa e Estados Unidos. 

São projetos que modelam soluções e tecnologias, aplicadas em uma escala reduzida, em um bairro, em uma praça.

A partir do momento que é validado, temos um projeto que pode ser escalado, ou seja, ser replicado.

Com essa base de geração de conteúdos é possível criar um programa de inovação pública considerando as demandas e vocações de cada bairro da cidade.

O conceito de aceleração é bem vindo para impulsionar projetos públicos e privados

 

Com a nova lei de startups abre-se uma janela de oportunidades para que as cidades possam atrair investimentos em torno de projetos de cidades inteligentes.

É estimado que existam mais de 4 bilhões de reais para impulsionar projetos de cidades inteligentes

Com essa visão, a presença de urbanistas é fundamental para que os Planos Diretores se adaptem às novas realidades da Transformação Digital.

Campinas é um exemplo de cidade que passa por esse momento.

Bairros Inteligentes inicia a sua operação no Bairro Cambuí, em Campinas, como o primeiro laboratório vivo.

"Vamos aproveitar as características deste bairro para criamos modelos de engajamento, principalmente levando-se em consideração a diversidade da população local", avalia o idealizador do projeto, Josué de Menezes.

Por esse motivo, a presença de 14 incorporadoras confirma essa vocação de tantos lançamentos.

 

 

Para cada projeto um time de profissionais reúne-se em torno de metas, garantindo suporte para os Laboratórios Vivos (projetos nas regiões)

Considerando tratar-se de uma comunidade de aprendizagem, o projeto atrai profissionais de várias áreas do conhecimento.

Educadores, desenvolvedores, designers, paisagistas, arquitetos, corretores, enfim, vários profissionais encontram na iniciativa um ambiente para parcerias.

"Com o espírito de comunidade criamos projetos para ativar redes de cooperação", confirma Menezes.

A metodologia Bairros Inteligentes foi desenhada para apresentar resultados efetivos. 

Este é um diferencial de grande importância, inclusive, abre espaço para projetos de gamificação ligados à economia criativa, unindo tecnologia com a sustentabilidade humana.

Uma das propostas do projeto é formar gestores de bairros inteligentes utilizando a metodologia como elemento de convergência

 

A metodologia é a base da formação de gestores de bairros inteligentes, podendo ser utilizada para gerar resultados de trabalho e renda e atender interesses da economia local.

 

A startup apresenta ícones, eixos de desenvolvimento

 

Os recursos gráficos disponibilizados pela startup também visa aproximar designers pra criarem infográficos de seus bairros.

O projeto foi inspirado em um edital do BID (Banco de Interamericano de Desenvolvimento), para o desenvolvimento do Plano Estratégico de Transformação Digital de Campinas.

 

A startup oferece toda a infraestrutura digital para ativar campanhas nas redes sociais

 

A previsão de lançamento do projeto é para final de abril, com a inauguração do estúdio, ambiente totalmente controlado que pode iniciar a operação mesmo em período da pandemia, seguindo os mesmos protocolos das emissoras de televisão.

 

"Nosso estúdio está localizado entre o Cambuí e Nova Campinas, e prevê um showroom de cidades inteligentes para difundir tecnologias sustentáveis", anuncia Mauro Macedo, empresário do setor imobiliário que está coordenando o plano de expansão do projeto com investidores anjos.

Apesar do projeto nascer em bairros nobres da cidade, a metodologia e ferramentas podem ser aplicadas em bairros periféricos e rurais.

Já existem diálogos com Ongs para somar forças.

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019