Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Bairros Inteligentes inspira parcerias com o poder público para vencer pandemia

Josué de Menezes      quinta-feira, 4 de março de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

Pensar na revitalização das cidades frente à nova realidade que a pandemia nos impõem é uma demanda emergencial que deve unir gestores públicos, iniciativa privada e terceiro setor.

Com essa visão, a missão da Startup Bairros Inteligentes é criar novos modelos de negócios para promover a sustentabilidade urbana local 

 

Escritório de Projetos Bairros Inteligentes: base para desenhar Laboratórios Vivos

"Com a transformação digital, as cidades devem se adaptar às tecnologias exponenciais e novos modelos de negócios", explica Josué de Menezes, gestor de Bairros Inteligentes.

Por estes motivos, a startup prevê a criação de Escritório de Projetos Bairros Inteligentes.

Trata-se de um espaço para atender demandas de empresas, gestão pública, escolas e universidades interessadas em promoverem a cultura das cidades inteligentes para ativar redes de cooperação.

O conceito do Escritório de Projetos Bairros Inteligentes será lançado em Campinas, transformando o bairro Cambuí em um Laboratório Vivo.

Estúdio Multimídia

O espaço oferece recursos de estúdio multimídia e estrutura para dar suporte para somar forças com iniciativas imobiliárias, economia criativa, agências de marketing digital, startups e profissionais interessados em tecnologias sustentáveis.

O Escritório de Projetos irá prover soluções de capacitação, inteligência de negócios e criação de infoprodutos.

O primeiro produto a ser lançado é o Curso de Corretores de Bairros Inteligentes. justamente por ser o mercado imobiliário que tem o poder de tracionar recursos e transformar efetivamente a paisagem e a realidade urbana.

Welton Curi é arquiteto e urbanista especializado em Plano Diretor

 

"Com o Escritório de Projetos Bairros Inteligentes, com certeza, fica mais fácil desenhar parcerias Público Privadas", sinaliza Welton Curi, arquiteto e urbanista, reconhecido por prestar consultorias em plano diretor, tanto para o setor público, quanto privado.

---------------------------

Em estudos realizados em nível mundial, o ambiente de hub de inovação aberta motiva a atração de investimentos para os Bairros Inteligentes.

------------------------------

Este conceito (hub de inovação aberta) já é uma  realidade na Europa e EUA, inclusive, com projetos que mitigaram os riscos da pandemia com ações locais.

Algumas cidades sinalizam interesse pela startup, principalmente em função da metodologia de Bairros Inteligentes contemplar o uso de Big Data.

Além desta base tecnológica, a startup provém ferramentas e estratégias de engajamento com a população local, disponibilizando soluções e novas tecnologias sustentáveis.

Consultores que acompanham o projeto mais de perto identificam a vocação da startup ser um marketplace de tecnologias de cidades inteligentes.

Uso de Big Data é uma chave para motivar a Parceria Público Privada com foco na revitalização das cidades

Como todo esse assunto tem ligação direta com temas de mobilidade urbana, segurança, saúde e urbanismo, o arquiteto Welton Curi destaca que os planos diretores das cidades devem considerar novos recursos tecnológicos para transformar as cidades.

Mas esse assunto deve ser bem estruturado, por este motivo a metodologia Bairros Inteligentes considera as vocações de desenvolvimento de cada região.

"Minha participação no projeto é facilitar o diálogo com a visão urbanística, incluindo o Plano Diretor e o Plano Logal de Gestão. A solução é desenhar Parcerias Público Privadas", complementa Curi.

Para exemplificar como esse assunto se dá na prática, um dos elementos preditivos do bairro Cambuí, em Campinas, é a revitalização do Centro de Convivência Cultural, um ícone não só para a cidade, mas para a RMC - Região Metropolitana de Campinas.

 

 

Adriana Trentin é Relações Públicas especializada na conexão Brasil Itália

Laboratórios Vivos é uma Realidade na Europa e EUA

"A criação de um Escritório de Projetos de Bairros Inteligentes é perfeito para disceminar a cultura de Laboratórios Vivos, muito difundida na Europa. Empresas italianas buscam oportunidades no Brasil e faz muito sentido aproximar interesses", avalia Trentin.

O novo marco legal de startup favorece que o poder público apoie efetivamente iniciativas e promovam a ativação de ecossistemas urbanos com base em indicadores de vocações econômicos e sociais.

Com essa leitura Trentin sinaliza interesses de aproximações com investidores italianos, principalmente para a transferência de soluções que envolvam o urbanismo e tecnologias sustentáveis.

 

----------------------------

O Curso de Corretores de Bairros Inteligentes visa capacitar profissionais do setor imobiliário a interagirem com investidores. 

Com o Mapa de Desenvolvimento Local, elaborado com Big Data, tanto moradores do bairro, quanto investidores, terão mais segurança para gerarem oportunidades de negócios.

Imagine um banco imobiliário. Sim, Bairros Inteligentes cria ambiente propício para projetos de vida

Curso de Corretores de Bairros Inteligentes

---------------------------------------------------------------

Mauro Macedo é o Expert do Curso de Corretores de Bairros Inteligentes

 

"Nos estudos que estamos desenvolvendo há anos, fica evidente que o mercado imobiliário traciona investimentos para a consolidação dos bairros inteligentes", destaca Macedo.

A partir desta constatação, recomendamos a leitura do e-book disponível na home da startup. home

Vale destacar que o Cambuí abriga 17 lançamentos, com 14 incorporadoras em operação. O terreno é fértil para tornar-se um Laboratório Vivo e irradiar o conceito para toda a cidade e país.

Pensar a revitalização das cidades é essencial.

"Já estamos com a proposta pronta para que os lançamentos treinem seus times comerciais no contexto de Bairros Inteligentes", revela Macedo.

 

 

Josué de Menezes, jornalista, Gestor de Bairros Inteligentes

 

"Reunimos o time para iniciar o movimento, contando com um espaço multimídia para suportar a atração de investimentos locais", sinaliza Josué de Menezes, idealizador da startup.

O Escritório de Projetos de Bairros Inteligentes além do estúdio multimídia para produções, conta com espaço de Showroom, localizado em frente de ciclovia.

É perfeito para inspirar que outros bairros também sejam signatários e potencializem suas vocações econômicas, sociais, ambientais e culturais.

Júlio Trazzi é um produtor de reconhecimento nacional. Está à frente do Estúdio Multimídia Bairros Inteligentes

 

"Meu papel é criar o modelo para que o projeto possa ser replicado em nivel nacional. Com a estrutura que estamos iniciando, com certeza a startup decola", avalia Trazzi.

 

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019