Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Circuitos de Experiências e Rotas Temáticas

Josué de Menezes      domingo, 5 de abril de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

Todo Bairro tem sua vocação econômica, ambiental, social e cultural. 

A proposta dos Bairros Inteligentes é identificar essas vocações e mapear Circuitos de Experiência para ativar redes de cooperação.

Com esses circuítos será possível lançar Rotas Temáticas para engajar as pessoas em torno de criatividade, soluções sustentáveis e inovação.

O lançamento do primeiro circuito de experiência será no Cambuí, bairro nobre em Campinas. Quem assina o mapa acima é Arquiteto e Urbanista Andrey Marcondes. Exercício para iniciar o movimento

 

Ao identificar um parceiro local com perfil articulador e empreendedor, será possível iniciar a formação dos Gestores de Bairros Inteligentes.

A formação é prática e conta com o suporte de uma rede de profissionais: urbanistas, designers, jornalistas, publicitários, desenvolvedores, influenciadores, analistas de mídias sociais, enfim, todos os profissionias que participam do Hub Bairros Inteligentes.

A metodologia é transferida por etapas, de forma prática.

A formação de parcerias locais é essencial. No caso do Cambuí, contamos com o Hub Campinas, espaço de cocriação e desenvolvimento de projetos de inovação.

 

Rede de Parceiros em torno dos Roteiros Temáticos

O projeto Bairros Inteligentes sempre inicia com o desenho de um circuíto de experiência para que seja possível lançar os Roteiros Temáticos.

O mapa acima é o Circuito Centro de Convivência, composto por 10 Estações, praças do bairro.

Bairros Inteligentes também conta com parceiros de soluções de tecnologias sustentáveis, nas áreas de segurança, mobilidade urbana, Inteligência Artificial, saúde, eficiência energética, saúde ambiental, financeira, dentre outros.

São startups ou empresas de grande porte que oferecem soluções para que os bairros se transformem em cidades inteligentes.

Com as parcerias será possível elaborar uma agenda de ações que incluem oficinas, workshops, treinamentos, efim, uma série de atividade virtuais ou presenciais.

Laboratórios Vivos abrem campo para colocar em prática a Economia Criativa

A visão é engajar a população local em torno dos Laboratórios Vivos, que são ambientes para lançar soluções  focadas em temas como segurança, fortalecimento do comércio local, qualidade de vida, dentre outros eixos.

Com essas agendas os bairros passam a ser modelos de desenvolvimento sustentáveis, superando seus desafios, sejam sociais, econômicos, ambientais, dentre outros.

A presença de profissionais de Economia Criativa permite criar dinâmicas educacionais e culturais. 

Ao criar essa ponte, entre tecnologias, empresários, investidors e economia criativa que os bairros podem  criar indicadores de sustentabilidade.

O poder público sempre é um excelente parceiro, no entanto, a proposta é dar vida a projetos sem esta condicionante. 

Com toda certeza, os projetos são potencializados com a presença do poder público podendo contar com legisladores interessados em formatar políticas públicas aderentes ao conceito de ativação de redes de inovação local. 

Existem muitos exemplos que iremos abordar para inspirar iniciativas para tornar os bairros mais inteligentes. 

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019