Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Como construir um bairro inteligente

Josué de Menezes      quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

Bairro Inteligente é um conceito de construção coletiva. 

O engajamento das pessoas se dá em torno de causas, valores e soluções para melhorar a vida e valorizar o ambiente do entorno de suas casas, no bairro onde moram.

As tecnologias têm o poder de promover e acelerar a sustentabilidade, geração de trabalho e renda.

Isso faz sentido considerando que valor máximo da inovação: resolver problemas. 

À medida que identificamos iniciativas criativas nos bairros, todo o ecossistema local ganha forma. E mais que isso, a valorização imobiliária se consolida de forma sistêmica.

Dessa forma é possível revelar e potencializar as vocações e eixos de desenvolvimento de um bairro (conheça nossos ícones e o conceito de laboratórios vivos).

Inspirar políticas públicas também está presente na missão da comunidade Bairros Inteligentes.

Bairros Inteligentes oferece as ferramentas de inovação aberta para ativar redes de inovação local. Projeto inspirado nos editais do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

 

 

--------------------
"É possível desenhar a valorização imobiliária e medir as vocações de desenvolvimento a partir de pontos de referências nos bairros. Essa é uma aplicação prática do Big Data", avalia Samuel Andrade, especialista em Inteligência Geográfica Aplicada ao Mercado Imobiliário.
---------------------------

Por este motivo o curso de Corretores de Bairros Inteligentes irá abordadar tecnologias sustentáveis. 

A ideia é inspirar esses profissionais a identificar oportunidades para induzir o desenvolvimento de novos projetos tecnológicos.

Afinal, a qualidade de vida local tem a ver com valorização imobiliária.

Este campo abre um novo horizonte para estes profissionais se posicionem para criar estratégias que fortaleçam a autoridade.

Issa visão tem a ver com geração de leads altamente qualificados. 

 

Iniciativas de Agricultura Urbana são reconhecidas como soluções para a Certificação Leed | Leadership in Energy and Enviromental Design 

-----------------------------
"Hortas, jardins verticais e fazendas urbanas são reconhecidos como soluções tecnologias que valorizam os imóveis do entorno. São ferramentas utilizadas para obtenção de financiamentos para novas edificações", explica João Clemente, engenheiro agrônomo, Mentor de Bairros Inteligentes no Módulo Sustentabilidade e Tecnologias Sustentáveis.
--------------------------------

Este será um dos temas abordados no curso, considerando que os Corretores de Bairros Inteligentes são indutores do desenvolvimento sustentável local.

 

O Laboratorio Vivo do Salão do Imóvel do Cambuí, bairro nobre em Campinas, irá abordar estes conteúdos e mapear iniciativas no bairro.

No entanto, o projeto está aberto para aplicação em outros bairros.

50 corretores serão formados para participar deste laboratório. 

 

 

------------------------------
"O Cambuí chama a atenção pelo número de lançamentos e pela infraestrutura, dois dos motivos pelos quais escolhemos esse local para ser um modelo, um laboratório", reforça o urbanista Welton Curi, Mentor do Módulo  "Plano Diretor & Lei de Zoneamento" no contexto das Smart Cities do curso de Corretores de Bairros Inteligentes.
--------------------------------

 

 

Transformação Digital dos Corretores de Imóveis

-----------------------------
"A transformação deste profissional é necessária para qualificar o relacionamento com investidores e usuários de um bairro, inquilinos e proprietários de imóveis", acentua Mauro Macedo, empresário do setor imobiliário de Campinas.
-----------------------------

 

Exemplo de projeto de agricultura urbana  - Pátio escolar em Nova York NY - Fundação Chez Panisse

A proposta do projeto Bairros Inteligentes é repercutir experiências e garantir suporte para Laboratórios Vivos.

 

-----------------------
"No caso deste exemplo do Pátio Escolar em Nova York a proposta é favorecer experiência. Permite que os alunos tenham acesso a uma série de sistemas sustentáveis ​​interligrados. Neste modelo o edifício produz energia e calor, além da coleta de água da chuva. Tudo integrado para processar compostagem e separar o lixo com uma infraestrutura fora da rede", complementa João Clemente, Eng Agrônomo - USP
Especialista Gestão Projetos - FGV
Mestre Educação - Unisal
----------------------------

 

Imaginem que escolas no Brasil sejam signatárias de projetos com esta abordagem.

O importante é começar com pequenas experiências.

Iniciativas como essa tem o poder de induzir a decisão de vir morar em um bairro inteligente. Eis aí o impacto direto para o setor imobiliário.

Este tema abre um fértil campo de interação com legisladores e gestores públicos para inspirar que novas leis sejam formatadas.

Com o coronavírus esses projetos passam a ser vistos como necessários, tanto para a geração de renda, quanto para ativar a economia local.

Na Europa a Rede de Laboratórios Vivos ganha força justamente para difundir projetos sustentáveis.

 apresentando modelos que estão sendo adotados em todo o mundo.

 

-------------------------------
"Nosso papel no curso será de inspirar os corretores, indicando projetos, além de apontar soluções de parcerias com tecnologias sustentáveis", explica João Clemente, um dos Mentores / Curadores de Bairros Inteligentes.
-----------------------------------

Nessa linha, vale conhecer a experiência em São Francisco.

 

 

 

----------------------
"A abordagem One Helth é pouco conhecida no Brasil e até mesmo no mundo, mas faz total sentido para mitigar riscos nos bairros, principalmente no momento que vivemos de pandemia global", confirma Villas Boa, Mentor do módulo Controle Integrado de Pragas & Saúde Ambiental no curso.
----------------------

 

A Fazenda Alemany fica em um terreno pertencente ao Departamento de Recreação e Parques. Foto de Richard Kay.

As experiências de tecnologias sustentéveis ambientais são temas que interessam para arquitetos, urbanistas, educadores, jornalistas, engenheiros, enfim, vários profissionais que desenvolvem soluções e aplicam projetos nesta linha.

Alguns condomínios já estão adotando modelos integrados de controle de pragas como forma de preservar os imóveis de forma colaborativa.

Este exemplo é um indicador de valorização dos imóveis, sendo esta a abordagem do Entomologista Milton Villas Boas no curso de Corretores de Bairros Inteligentes.

 

 

Os exemplos práticos são apresentados como modelos a serem replicados.

Com este projeto novos profissionais poderão interagir e iniciar uma jornada como afiliados em um programa de transformação de bairros em cidades inteligentes.

 

------------------------
"Esta é a visão da "Sociedade 5.0" conceito futurista que dá vida aos Mercados do Futuro", avalia Josué de Menezes, idealizador dos Bairros Inteligentes. 
-----------------------

 Pátio escolar comestível NY e a Fundação Chez Panisse -  escola inclui uma sala de aula com cozinha e uma estufa móvel, onde as crianças são reunidas em um ambiente de aprendizagem que também promove a amizade ecológica

 

Para os corretores de imóveis, identificar as características dos bairros é um papel essencial.

Construções sustentáveis, jardins horizontais, número de praças, eficiência energética e segurança integrada, são alguns exemplos práticos de diferenciação que pavimentam a valorização imobiliária. 

 

 

 

 

----------------
"Com as novas tecnologias o processamento das informações será estratégico, motivo pelo qual a Lei de Proteção de Dados irá balizar os acordos comerciais", avalia o Dr. Paulo Toledo, especialista na nova legislação e Mentor de Bairros Inteligentes.
--------------------

As informações tendem a ser processadas na borda. Essa é a tendência da 4ª Revolução Industrial, com as tecnologias exponenciais, a exemplo da Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Machine Learn, dentre outras. 

É nesse cenário que as cidades do futuro irão criar novos espaços de convivência e colocar em prática o modelo da Nova Economia, com maior valorização da relações comerciais locais.

 

----------------------------
"Ter em mãos informações estratégias é uma coisa. Analisá-las e processá-las é o que faz a diferença para gerar resultados. Ensinamos inclusive, como investidores podem mitigar riscos em um determinado bairro", confirma Ivan Shieh, Mentor de Inteligência Geográfica Aplicada ao Mercado Imobiliário (Análise com Big Data), de Bairros Inteligentes. 
-------------------------------

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019