Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Conheça como funcionam os hubs de inovação aberta nos Bairros Inteligentes

Josué de Menezes      sábado, 24 de setembro de 2022

Compartilhe esta página com seus amigos

A startup Bairros Inteligentes oferece todo o suporte para que os escritórios de projetos de inovação local sejam implementados.

São pontos de referência para facilitar a formação das redes de parcerias nos bairros. 

Com esses espaços será possível iniciar um movimento de networking para ativar as comunidades locais.

Um coworking ou uma escola, por exemplo, pode iniciar um movimento em uma determinada região, passando a posicionarem-se como um Escritório de Bairros Inteligentes (um hub de inovação).

Os escritórios, ao estarem integrados a uma comunidade de inovação aberta nacional, com portfólio de soluções tecnológicas relacionadas às cidades inteligentes, credencia o projeto local de forma exponencial.

O ambiente de cocriação é fundamental para gerar o engajamento da comunidade local para dar vida aos Bairros Inteligentes

 

Para facilitar o entendimento do ambiente de comunidade de aprendizado que a startup disponibiliza, preparamos um glossário para colocar todos os atores na mesma página.

Desta forma é possível entender quais são as ferramentas, estratégias e infraestrutura que serão disponibilizadas, 

O projeto é ancorado na metodologia Bairros Inteligentes, que promove Laboratórios Vivos locais para modelar projetos de inovação e engajamento junto à comunidade.

A partir do entendimento dos conceitos será possível fazer os alinhamentos para ativar os hubs locais (Escritórios de Projetos) e definir os acordos de alianças com empresas e startups com interesse em integrar o ecossistema da startup.

A) USUÁRIOS: são todos os membros da comunidade da startup. São beneficiários dos produtos e serviços disponibilizados no hub. Terão acesso aos parceiros de negócios da comunidade. São também os parceiros que disponibilizam soluções tecnológicas, benefícios, projetos e serviços para os territórios, sejam cidades, bairros e regiões;


B) AFILIADOS: compreende-se como Afiliados os membros da comunidade, membros inscritos na plataforma. No ambiente virtual serão disponibilizados os projetos e produtos que serão aplicados nos bairros signatários. Todos os membros da comunidade, sejam em processo de capacitação ou não, são Afiliados e terão acesso às capacitações por intermédio das trilhas e treinamentos disponibilizados (comunidade);


C) COMUNIDADE: modelo de negócios da startup. Trata-se do ambiente da plataforma "on-line" que congrega serviços de gestão de networking,  marketplace, projetos, fóruns e EAD onde serão disponibilizados acessos aos conteúdos e treinamentos oferecidos pelos Parceiros de Negócios. O acesso à Comunidade de Aprendizagem se dará por intermédio de login e senha. No ambiente da comunidade serão entregues a formação aos Afiliados de forma estruturada, tornando-os parceiros dos serviços e produtos, contando também com acesso ao portfólio  por intermédio de TRILHAS DE APRENDIZAGEM) - capacitação continuada;


D) TRILHAS DE APRENDIZAGEM: são caminhos que visam a capacitação e treinamento dos “AFILIADOS DA COMUNIDADE”, para que possam habilitarem-se a participar dos benefícios como parceiros comerciais e demais benefícios oferecidos no portfólio da COMUNIDADE.


E) FACILITADORES: são “ESPECIALISTAS CONVIDADOS”, que geram conteúdos estruturados por intermédio de mentorias, curadorias, aulas gravadas e lives, convidados a participarem de módulos das TRILHAS DE APRENDIZAGEM.


F) PARTNER: são parceiros de negócios que compõem acordo de resultados financeiros com a startup, sejam por intermédio de serviços ou projetos, estruturados e disponibilizados pela COMUNIDADE, ambiente onde os AFILIADOS e clientes serão capacitados, conforme acordo de aliança com escopo, metas e planilha física financeira específicas dos projetos.


G) ESPECIALISTAS CONVIDADOS: são profissionais que participam das TRILHAS DE APRENDIZAGEM, por intermédio dos MÓDULOS, sem implicar em vínculos comerciais dos produtos e serviços e acordos comerciais, disponibilizando tão somente conteúdos para efeito de promocional ou para estruturação de projetos futuros. 


H) PARCEIROS DE NEGÓCIOS: pessoas físicas e/ou jurídica que participe da COMUNIDADE com algum acordo comercial de parceria, com acordo de contrapartida de resultados;


I) CONVIDADOS ESPECIAIS: profissionais convidados para participar das TRILHAS DE APRENDIZAGEM de forma voluntária, com interesse de divulgação de trabalho, posicionamento profissional ou estruturação de projeto (infoproduto) para ser modelado no ambiente da COMUNIDADE.


J) ESCRITÓRIO DE PROJETOS: espaço físico, ponto de referência para encontros e eventos, para fomentar ações de engajamento e ativação de redes de cooperação e difusão dos conceitos e produtos Bairros Inteligentes em raio de ação geográfica previamente acordada entre as partes.


L) LABORATÓRIOS VIVOS: ambiente para rodar projetos com o propósito de modelar soluções tecnológicas com atributos definidos em comum acordo entre as partes envolvidas. A partir da delimitação territorial é estabelecido o escopo de um Laboratório Vivo, podendo envolver mais de um parceiro visando implementar novas tecnologias. O papel da startup Bairros Inteligentes é prover estratégias e ferramentas para engajar os usuários dos bairros signatários visando escalar o modelo, ou seja, promover a expansão do modelo de negócios relacionado à experiência de Bairros Inteligentes.

 

A modelagem de soluções tecnológicas, quando se dá em ambiente real, os ganhos são evidenciados pois consideram as especificidades de cada ecossistema (região). O conceito de Laboratório Vivo já é adotado largamente na Europa. A startup Bairros Inteligentes facilita essa ponte de forma efetiva, envolvendo os usuários na ponta em rodas de co-criação

 

M) GESTOR DE BAIRROS INTELIGENTES: profissional para coordenar as atividades dos escritórios de projetos em uma cidade, tendo como base operacional um escritório central para atender os projetos (Laboratórios Vivos) nas regiões da cidade, coordenando as dinâmicas de relacionamento dos ecossistemas locais, assim como dos showroom das soluções embarcadas no Hub Bairros Inteligentes.

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019