Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Distritos Industriais como Bairros Inteligentes

Josué de Menezes      terça-feira, 25 de julho de 2023

Compartilhe esta página com seus amigos

As empresas pertencentes aos Distritos Industriais já instalados podem participar da rede de benefícios oferecidos pela startup Bairros Inteligentes, gestora de uma comunidade com soluções para cidades e bairros inteligentes.

A startup lança programa com 4 soluções paralelas e complementares com objetivo de reduzir custos de energia, proporcionar segurança de cloud, ativar a cultura de marketing digital com foco em resultados de faturamento e segurança robotizada.

As empresas em Distritos Industriais interessadas em participar do programa para qualificar o ecossistema do Distrito com a chancela "Bairros Inteligentes", podem iniciar o relacionamento com a startup.

 As soluções entregam benefícios para motivar a formação de redes de cooperação empresarial nos distritos industriais para gerar diferenciais estratégicos. O modelo é semelhante aos Parques Tecnológicos.

 

------------

O modelo também entrega indicadores de governança (ESG) de forma cooperada, reconhecidos para obtenção de créditos, abrindo as portas das empresas para participarem da cadeia de valor de grandes empresas na B3

--------------

 

As 4 soluções disponíveis são complementares e as empresas podem aderir conforme as suas conveniências

 

A startup Bairros Inteligentes foi acelerada em uma jornada de 10 meses pela Associação Brasil Startup, no programa Silver Startup Lab SEBRAE.

No início do processo eram mais de 130 startups. 40 foram selecionadas. Somente 9 chegaram ao final, dentre as quais, a startup Bairros Inteligentes.

Ao longo da jornada, além de modelar e refinamento da metodologia, foi possível implementar a plataforma para iniciar a operação de marketplace.

As parcerias estratégicas envolvem startups e empresas de base tecnológicas localizadas nos principais polos de inovação em todo o Brasil que trabalham com tecnologias para cidades inteligentes.

A Photon Tic, por exemplo, está localizada em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, conhecido como o Vale da Eletrônica.

Eficiência Energética

A Photon Tic trabalha com Internet das Coisas (IoT) com casos de sucesso em indústrias em todo o Brasil. Neste novo momento estará acessando o mercado de cidades inteligentes, motivo pelo qual conta com os Bairros Inteligentes como braço de expansão. 

A proposta é reduzir em até 30% o consumo de energia com o uso de sensores de internet das coisas.

Segurança Cloud

Outra parceria de peso é o próprio Google, por intermédio da Movit, que oferece o pacote de segurança de cloud e pacote Workspace.

A redução de custos e a otimização dos recursos de segurança estão no escopo. Esse conceito é conecido como Finops.

Marketing Digital

E para complementar o programa, a F2W Marketing Digital, especializada em potencializar o time comercial de empresas de médio e grande porte, também demonstra resultados em projetos de SDR, sigla para Sales Development Representantive, profissional que responsável em aquecer leads e trabalhar com metas do time comercial.

A F2W Marketing Digital, em função dos resultados e metodologia, foi credenciada pela startup Bairros Inteligentes para impulsionar o programa em Distritos Industriais.

Segurança Robotizada

O atendimento imediato com videochamada em Distritos Industriais é apenas um dos benefícios que a solução Homesbook Smart Portaria oferece.

A abertura dos portões com biometria facial, incluindo notificação de pânico, cadastro confiável do visitante, proteção de dados dos moradores e visitantes - LGPD, monitoramento online dos dispositivos 16 e automação do condomínio com a homeBox IoT integrados permitem a redução nos custos e ganho de performance.

 

Com as novas regras da LGPD  (Lei Geral de Proteção de Dados) e a necessidade de melhorar a performance de segurança Cloud, o programa tem como meta redução em 30% dos gastos neste segmento

 

O grande diferencial da startup é disponibilizar formação continuada na plataforma organizada em Trilhas, que podem ser acessados pelos membros dos Distritos signatários.

Essa abordagem também envolve o uso de Big Data, justamente para mapear o ecossistema do Distrito Industrial, entregando relatórios que podem ser utilizados para programa de impacto socioeconômico.

Esses relatórios são necessários para entregar indicadores na obtenção de créditos e participação tanto em licitações, quanto para integrar cadeia de valor de grandes empresas que buscam adequação na B3.

Com essa visão, os distritos industriais signatários, passam a usar a chancela de Bairros Inteligentes, marca registrada no INPI que tem como visão o reconhecimento de engajamento de redes de colaboração empresarial e cidadania.

O projeto, envolvendo a metodologia, plataforma e trilhas da comunidade de aprendizagem, incluindo pacote de tecnologias de Big Data estão sendo submetidas no programa da FACESP - PIPE SEBRAE.

A aplicação em Distritos Industriais é uma das possibilidades do projeto, considerando que o desenho da solução foi desenvolvida para cidades inteligentes, inspirada no Edital do BID - Plano Estratégico de Transformação Digital de Campinas e no projeto Cidade de 15 minutos, de Paris.

Algumas entidades de classe já sinalizam interesse em apoiar a iniciativa da startup Bairros Inteligentes no contexto de open inovation, agregando valor em contrapartida urbanística e socioeconômica de entorno.

 

 

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019