Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Gestor de Bairros Inteligentes: nova profissão para dar vida às cidades inteligentes

Josué de Menezes      sexta-feira, 9 de julho de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

A formação do Gestor de Bairros Inteligentes se dá a partir de um processo de mentoria.

O ambiente de "incubação" e pré-aceleração é o grande diferencial da startup que tem como diferencial, criar laboratórios vivos nos bairros signatários.

A depender do projeto e do perfil profissional e pessoal do mentorado, as dinâmicas são disponibilizadas.

Com esse método é possível até mesmo nascer uma startup.

A avaliação da maturidade digital e a leitura do propósito dos gestores são elementos essenciais para estruturar um projeto local.

Assim se dá a formação do Gestor de Bairros Inteligentes, contando também com a Plataforma de Aceleração de Cidades Inteligentes, EndoNet.

A partir daí, especialistas da Comunidade Bairros Inteligentes avaliam o melhor eixo de desenvolvimento do projeto de cada Gestor. A visão de escala sempre está presente.

Em síntese, o plano  prevê a jornada de formação de um especialista em Bairros Inteligentes com ênfase no nicho de sua atuação profissional, potencializando o mentorado a um expert.

A comunidade ganha força exponencial com a implementação de Laboratórios Vivos, considerando que cada gestor de Bairros Inteligentes é um agente de inovação local.

Todo o aprendizado é realizado em comunidade de aprendizado. A startup Bairros Inteligentes trabalha com exercícios de cocriação - base do conceito de inovação aberta

Além da mentoria com foco no perfil do mentorado, o acesso às aulas do Curso de Gestor de Bairros Inteligentes também garantem uma boa noção do papel do Analista de Bairros Inteligentes, que na verdade, é a base para a formação de gestor de Cidades Inteligentes.

Essa formação é embasada em análises de Big Data, Inteligência Geográfica, com ênfase no Mercado Imobiliário.

 

 

Ícones de Bairros Inteligentes facilitam o desenho de infográficos dos eixos de desenvolvimento dos bairros signatários

A formação de Gestor de Bairros Inteligentes é a base para ativar um ecossistema de inovação local, seja em bairro, região ou cidade, dependendo do porte.

Todo o projeto inicia-se a partir de um ponto de referência para qualificar o ecossistema local com indicadores de desenvolvimento.

A base dos ícones para o desenho de infográficos é oferecida pela startup Bairros Inteligentes.

O projeto também contempla a formação de influenciador, ou seja, utiliza das mídias sociais para engajar a comunidade em torno de causas da sustentabilidade, inovação e empreendedorismo.

O projeto foi inspirado no edital do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), no Plano Estratégico de Transformação Digital de Campinas.

Um dos maiores desafios das cidades inteligentes é justamente engajar as comunidades. Eis aí a essência da startup, prover ferramentas, estratégias e infraestrutura digital para que os Gestores de Bairros Inteligentes possam agir de forma plena e autônoma, engajando a comunidade para transformar a vida das pessoas para melhor.

O Gestor de Bairros Inteligentes reúne empresários locais, síndicos, desenvolvedores e gestores públicos em dinâmicas de modelagem dos projetos (foto histórica no início do projeto Bairros Inteligentes)

Uma das missões dos Gestores de Bairros Inteligentes é formar grupos de empresários, influenciadores, educadores e profissionais de várias áreas para ativar o ecossistema local.

A foto acima foi feita em um dos encontros presenciais bem antes da pandemia.

Atualmente as ferramentas disponíveis no portfólio da startup é possível alcançar resultados mais rápidos e mensuráveis, inclusive, difundindo tecnologias sustentáveis em pról do fortalecimento do comércio local.

Bairros Inteligentes conta até mesmo com Showroom de tecnologias sustentáveis, incluindo roteiros temáticos e circuitos de experiências com base nas vocações econômicas, sociais e ambientais dos bairros signatários.

 

Na foto, oficina de Future Thinkings, dinâmicas para desenhar futuros desejáveis, estratégia de engajamento de Cidades Inteligentes

A formação de uma rede local é um dos maiores desafios da mentoria. 

Para isso, o projeto do Bairro Inteligente tem um ponto de referência com uma abordagem que tracione o engajamento.

Síndicos de condomínios, corretores de imóveis, arquitetos especializados em retrofit, profissionais de decoração, advogados, prestadores de serviços de manutenção, educadores, gestores públicos, varejistas, desenvolvedores, artistas, produtores de vídeos, dentre outros profissionais, tem o poder de criar o movimento local.

Atrair empresas como patrocinadoras do movimento local, ou regional também é outra meta que está no escopo dos projetos de bairros inteligentes.

 

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019