Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Guanabara, bairro em Campinas, lança clube de investidores Bairros Inteligentes

Josué de Menezes      quinta-feira, 11 de abril de 2024

Compartilhe esta página com seus amigos

Para iniciar o movimento da Aceleradora de Crédito Imobiliária no bairro do porte do Guanabara, a meta inicial do clube é gerar uma carteira de crédito própria em torno de R$ 10.000.000,00.

O plano é entregar maior liquidez com créditos mais acessíveis, gerados por investidores locais, pessoas que vivem no ecossistema, empresários com interesses em qualificar os territórios e empreendedores que enxergam possibilidades de retorno em função da atratividade que o movimento irá gerar.

 

Os workshops criam dinâmicas de cocriação

 

A meta proposta para formar a carteira de crédito em cada bairro é calculada com base nas características socioeconômicas de cada território e considera um cenário de absorção das demandas de crédito local. 

No caso do Guanabara,  o perfil indica necessidade de alavancagem patrimonial e levantamento de capital, considerando a quantidade de clínicas que sempre buscam renovação de equipamentos e reformas.

No site da startup são apresentados os conteúdos do projeto (saiba mais)

Nos workshops são apresentadas ferramentas e estratégias do Clube de Investidores para a formação de uma prateleira própria de crédito

 

Em cada workshop são apresentados os cenários e as possibilidades de investimentos em crédito imobiliário em determinado ecossistema urbano.

No caso deste workshop, o território a ser beneficiado com a chancela Bairros Inteligentes é o Guanabara, em Campinas, muito conhecido por abrigar clínicas médicas que atendem toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC).

A Shalom Consórcios, empresa que dará suporte para a aceleradora de crédito da startup Bairros Inteligentes, está localizada no Guanabara.

"Essa condição facilita a experiência de criar uma rede de cooperação empresarial em torno do Clube de Investidores", analisa Mauro Bovolom, analista em inteligência financeira para o mercado imobiliário.

O Guanabara, em Campinas, consegue preservar as características de um bairro nobre, abrigando bosques e praças entrelaçadas, sem problemas de estacionamentos e engarrafamentos.

 

No workshop é revelada a mecânica do clube de investidores de uma forma bem leve, propondo exercícios e desafios para os participantes pensarem em suas próprias demandas.

Os conteúdos conceituais estão disponíveis no site da startup, onde é possível simular crédito e acessar os e-books e links úteis para entender os conceitos do programa.

Categorias de Investidores

São 3 categorias investidores cotistas. A ideia para o Guanabara, por exemplo, é distribuir  R$10 milhões em crédito imobiliário.

As aplicações dos investimentos permitem alavancagem patrimonial, levantamento de capital e aposentadoria inteligente.

Na realidade, esses workshops geram credibilidade e são ambientes de networking para fortalecer os laços dos maiores interessados no projeto, proprietários dos imóveis, imobiliárias, incorporadoras, comerciantes locais, além dos moradores do bairro.

 

A Inteligência Financeira revelada nos workshops é lastreada pela lei dos consórcios e apresenta as ferramentas de operações estruturadas.

 

"Quando expomos a inteligência financeira, os participantes ficam impressionados com os níveis de rendimentos desta modalidade de investimento", afirma Rafael Paço, CEO da Shalom Consórcios, investidor anjo da startup.

A meta inicial do projeto do Guanabara são 10 investidores cotistas para alcançar a meta.

"Com tantos médicos e clínicas no bairro, além de alguns lançamentos, acreditamos que o clube de investimento será efetivado rapidamente", avalia Josué de Menezes, CEO da startup Bairros Inteligentes.

O mais incrível é que o rendimento médio para cada cotista investidor gira em torno de 20% de retorno financeiro sobre o crédito contratado, considerando a revenda das cotas.

Esses resultados são factíveis a partir das estratégias que a Aceleradora de Crédito Bairros Inteligentes apresenta no workshop.

 

Vista aérea do Guanabara, em Campinas. O projeto também aborda Impacto Social

Com olhar de impacto social, o Vereador Paulo Gaspar, lançou o desafio para que a startup some forças com o programa de revitalização do Centro de Campinas.

Com essa visão, o projeto será apresentado no dia 23 de abril, terça-feira, das 10h às 12h, em Reunião da Frente Parlamentar, no Plenário da Câmara, em audiência pública presidida pelo Vereador Paulo Gaspar.

 

O papel da startup é engajar a comunidade local e entregar informações de inteligência geográfica, inclusive, com Big Data, para analisar as vocações socioeconômicas de cada região.

No caso do Centro de Campinas, a proposta é lançar um amplo plano de Retrofit com alavancagem patrimonial.

------------------------------

Autofinanciamento dos consórcios permite ativar redes de colaboração empresarial para qualificar territórios

Com relação a operação financeira, cada cotista investidor tem total autonomia das cotas de crédito adquiridas, considerando que os contratos são efetivados diretamente com os bancos e administradoras, a exemplo do Itaú, Santander, Banco do Brasil, HS, Remasa, dentre outras.

O suporte de todo o processo de gestão dos cotistas investidores é realizado pela Shalom Consórcios que acompanha todo o processo de auditoria e consultoria de cada membro dos clubes de investimentos.

 

 

 

 

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019