Laboratório Vivo Parque dos Pomares em Campinas
Josué de Menezes sábado, 18 de setembro de 2021
Compartilhe esta página com seus amigos
A Vivência de limpeza de Área de Preservação Permanente (APP), no Pq. dos Pomares, em Campinas, fortalece parceria da comunidade local com a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico. - 18 de setembro, dia mundial da limpeza foi um marco dessa aliança.
Mão na massa
Mais de 180 países participaram do mutirão global para limpeza dos mares, rios, praias, parques e demais áreas ambientais. O movimento é voluntário.
Aproveitando o embalo mundial, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, articulou parceria com representantes da Associação de Moradores do Parque dos Pomares, em Campinas.
Ao estilo mão na massa, o mutirão recolheu muito lixo de um pequeno trecho do Parque Linear de Área de Proteção Permanente (APP).
A quantidade de lixo recolhido ilustra como a demanda de conscientização ambiental é premente.
Também ficou claro como é necessário o aprimoramento de políticas públicas adequadas para o descarte dos resíduos.
Em apenas 4 horas, aproximadamente 50 voluntários, recolheram dezenas de sacos de lixo
Cooperação
O mutirão reuniu população local e moradores, além dos voluntários da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.
Crianças participaram do evento e a interação com a comunidade foi intensa, aproximando pessoas de todas as idades em torno da iniciativa.Os protocolos de segurança foram respeitados.
Crianças e jovens participaram do evento, que abordou ações de conscientização ambiental. Na foto, crianças brincam no parquinho da Praça José Apparecido de Oliveira Barbosa.
Continuidade
A iniciativa também pontuou a parceria com a startup Bairros Inteligentes, que tem como propósito ativar um projeto de horticultura orgânica urbana e de paisagismo ecológico no Parque dos Pomares.
"Já temos o terreno e apoio da comunidade. Também já estamos com o projeto desenhado. O próximo passo é buscar recursos para formar multiplicadores no conceito de laboratório vivo de Bairros Inteligentes", explica Diléia Santana Dos Santos, engenheira agrônoma, doutora em Ecologia Aplicada.
Agricultura urbana é um dos eixos de desenvolvimento da metodologia criada pela startup bairros inteligentes.
A formação de influenciadores locais é estratégico para garantir continuidade no trabalho embasado na Nova Economia.
O propósito é ampliar as possibilidades para alcançar sustentabilidade e gerar impacto social real permanente, associado ao empreendedorismo.
Gerar trabalho e renda de forma qualificada é a meta.
Essa nova visão abre janelas de oportunidades em alinhamento com o Novo Marco Legal das Startups.
Inclusive, a empresa Controlar, que trabalha com automação e casas inteligentes, apoia o projeto, encontrando forte sinergia com o conceito, sendo um dos eixos de desenvolvimento da startup associado à conectividade.
Foto de missão cumprida após o mutirão. Fica aqui o recado para a cidade
Indicadores
Os indicadores de sustentabilidade da startup Bairros Inteligentes facilitam o mapeamento para medir resultados de impacto social, importantes índices para os relatórios de governança das empresas, ampliando possibilidades de marketing e qualificação de relacionamento alinhados com plano de expansão das organizações.
Esse movimento é uma demanda real de grandes empresas de vários setores: elétrico, tecnológico, mobilidade, saneamento, dentre outros.
Grandes empresas têm o compromisso de irradiar a cultura de governança e boas práticas em toda a cadeia de valor, envolvendo fornecedores de médio e pequeno portes.
Eis aí a oportunidade para viabilizar continuidade de iniciativas semelhantes ao Parque dos Pomares .
Aceleração de Cidades Inteligentes
Com essa visão, a startup Bairros Inteligentes dispõem de uma Plataforma de Aceleração de Cidades Inteligentes - EndoNet.
A palaforma facilita que gestores públicos, de autarquias, de empresas privadas, dirigentes de ONGs e startups possam trabalhar os projetos nos bairros signatários, ou seja, que tenham algum movimento de parceria entre grupos de moradores e empreendedores locais com o movimento de Bairros Inteligentes.
O diferencial da plataforma é que além das ferramentas de gestão, existe a possibilidade de disponibilizar conteúdos em formato de EAD, permitindo a integração com todos os atores com dinâmicas de aprendizagem, com indicadores reconhecidos por eventuais patrocinadores, apoiadores e parceiros em cada projeto.
Formação de Gestores de Bairros Inteligentes
Mas o que vale mesmo é o mão na massa
Qualificamos Bairros
A startup Bairros Inteligentes inicia operação em alguns bairros em São Paulo. Também está com iniciativas em Campinas.
A Plataforma EndoNet conta com um "Showroom" de soluções de tecnologias sustentáveis para facilitar a transferência de tecnologias para as comunidades, independente de serem ou não carentes.
Uma das tecnologias disponíveis no sistema é Big Data, permitindo análises preditivas..
Ao mesclar tecnologias digitais com economia criativa, a startup cria ambiente de ativação de redes de inovação e educação com foco na geração de trabalho e renda na Nova Economia.
A qualificação dos bairros se dá com o engajamento da população local em torno de vocações econômicas, culturais, sociais e ambientais.
Ao longo do caminho fomos encontrando moradores interessados no projeto para disseminar a cultura de hortas urbanas caseiras
O dia mundial da limpeza é inspirador e transformou-se em um marco para dar início ao movimento que pode transformar paisagens urbanas e aproximar pessoas.
O Parque dos Pomoraes fica em uma região nobre da cidade, limítrofe de condomínios de alto padrão
Ao fundo, muro do condomínio Alecrins, região próxima dos condomínios Alphavilles, em Campinas
O bairro apresenta grande potencialidades econômicas e ambientais. O engajamento em torno de movimentos de desenvolvimento sócio-ambiental tem o poder de transformação real com a visão de futuro desejável rumo aos Mercados do Futuro.
O manifesto dos Bairros Inteligentes expressa os conceitos do movimento
O Parque dos Pomares localiza-se em uma região é nobre, limítrofe de condomínios como Alphaville, Alecrins e São Rafael, o que abre janelas de oportunidades de relacionamento e contrapartidas, incluindo até mesmo, a preservação dos mananciais.
O piquinique não poderia deixar de fazer parte da festa
A metodologia bairros inteligentes identifica as vocações econômicas, sociais, ambientais e culturais de ecossistemas urbanos para entregar resultados tangíveis associados aos valores da sustentabilidade, inovação e empreendedorismo.
A metodologia permite criar infográficos e trabalha com o conceito de inovação aberta.

Recomendamos a leitura do e-book disponível no site para facilitar a visão dos conceitos de Bairros Inteligentes e como é aplicado em nível mundial.
www.bairrosinteligentes.com.br
Manifesto Bairros Inteligentes
Se vccê tiver interesse em promover atividades deste tipo em seu bairro, deixe um comentário abaixo
Comentários
Latest News
sábado, 9 de novembro de 2019
quinta-feira, 28 de novembro de 2019
sábado, 30 de novembro de 2019
terça-feira, 17 de dezembro de 2019
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020
sábado, 28 de dezembro de 2019
sexta-feira, 29 de novembro de 2019
segunda-feira, 30 de dezembro de 2019
segunda-feira, 2 de dezembro de 2019
sábado, 29 de fevereiro de 2020