Laboratórios Vivos de Cidades Inteligentes - Sociedade 5.0​
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Laboratório Vivo Parque dos Pomares em Campinas

Josué de Menezes      sábado, 18 de setembro de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

A Vivência de limpeza de Área de Preservação Permanente (APP), no Pq. dos Pomares, em Campinas, fortalece parceria da comunidade local com a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico. - 18 de setembro, dia mundial da limpeza foi um marco dessa aliança. 

 

Mão na massa

Mais de 180 países participaram do mutirão global para limpeza dos mares, rios, praias, parques e demais áreas ambientais. O movimento é voluntário.

Aproveitando o embalo mundial, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, articulou parceria com representantes da Associação de Moradores do Parque dos Pomares, em Campinas.

Ao estilo mão na massa, o mutirão recolheu muito lixo de um pequeno trecho do Parque Linear de Área de Proteção Permanente (APP). 

A quantidade de lixo recolhido ilustra como a demanda de conscientização ambiental é premente.

Também ficou claro como é necessário o aprimoramento de políticas públicas adequadas para o descarte dos resíduos.

Em apenas 4 horas, aproximadamente 50 voluntários, recolheram dezenas de sacos de lixo

Cooperação

O mutirão reuniu população local  e moradores, além dos voluntários da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico

Crianças participaram do evento e a interação com a comunidade foi intensa, aproximando pessoas de todas as idades em torno da iniciativa.Os protocolos de segurança foram respeitados.

 

Crianças e jovens participaram do evento, que abordou ações de conscientização ambiental. Na foto, crianças brincam no parquinho da Praça José Apparecido de Oliveira Barbosa.

 

Continuidade

A iniciativa também pontuou a parceria com a startup Bairros Inteligentes, que tem como propósito ativar um projeto de horticultura orgânica urbana e de paisagismo ecológico no Parque dos Pomares. 

"Já temos o terreno e apoio da comunidade. Também já estamos com o projeto desenhado. O próximo passo é buscar recursos para formar multiplicadores no conceito de laboratório vivo de Bairros Inteligentes", explica  Diléia Santana Dos Santos, engenheira agrônoma, doutora em Ecologia Aplicada.

Agricultura urbana é um dos eixos de desenvolvimento da metodologia criada pela startup bairros inteligentes.

A formação de influenciadores locais é estratégico para garantir continuidade no trabalho embasado na Nova Economia.

O propósito é ampliar as possibilidades para alcançar sustentabilidade e gerar impacto social real permanente, associado ao empreendedorismo.

Gerar trabalho e renda de forma qualificada é a meta.

Essa nova visão abre janelas de oportunidades em alinhamento com o Novo Marco Legal das Startups.

Inclusive, a empresa Controlar, que trabalha com automação e casas inteligentes, apoia o projeto, encontrando forte sinergia com o conceito, sendo um dos eixos de desenvolvimento da startup associado à conectividade. 

 

 

Foto de missão cumprida após o mutirão. Fica aqui o recado para a cidade

Indicadores

Os indicadores de sustentabilidade da startup Bairros Inteligentes facilitam o mapeamento para medir resultados de impacto social, importantes índices para os relatórios de governança das empresas, ampliando possibilidades de marketing e qualificação de relacionamento alinhados com plano de expansão das organizações.

Esse movimento é uma demanda real de grandes empresas de vários setores: elétrico, tecnológico, mobilidade, saneamento, dentre outros. 

Grandes empresas têm o compromisso de irradiar a cultura de governança e boas práticas em toda a cadeia de valor, envolvendo fornecedores de médio e pequeno portes.

Eis aí a oportunidade para viabilizar continuidade de iniciativas semelhantes ao Parque dos Pomares .

Aceleração de Cidades Inteligentes

Com essa visão, a startup Bairros Inteligentes dispõem de uma Plataforma de Aceleração de Cidades Inteligentes - EndoNet.

A palaforma facilita que gestores públicos, de autarquias, de empresas privadas,  dirigentes de ONGs e startups possam trabalhar os projetos nos bairros signatários, ou seja, que tenham algum movimento de parceria entre grupos de moradores e empreendedores locais com o movimento de Bairros Inteligentes.

O diferencial da plataforma é que além das ferramentas de gestão, existe a possibilidade de disponibilizar conteúdos em formato de EAD, permitindo a integração com todos os atores com dinâmicas de aprendizagem, com indicadores reconhecidos por eventuais patrocinadores, apoiadores e parceiros em cada projeto.

Formação de Gestores de Bairros Inteligentes

 

Mas o que vale mesmo é o mão na massa

Qualificamos Bairros

A startup Bairros Inteligentes inicia operação em alguns bairros em São Paulo. Também está com iniciativas em Campinas.

A Plataforma EndoNet conta com um "Showroom" de soluções de tecnologias sustentáveis para facilitar a transferência de tecnologias para as comunidades, independente de serem ou não carentes.

Uma das tecnologias disponíveis no sistema é Big Data, permitindo análises preditivas..

Ao mesclar tecnologias digitais com economia criativa, a startup cria ambiente de ativação de redes de inovação e educação com foco na geração de trabalho e renda na Nova Economia.

A qualificação dos bairros se dá com o engajamento da população local em torno de vocações econômicas, culturais, sociais e ambientais.

Ao longo do caminho fomos encontrando moradores interessados no projeto para disseminar a cultura de hortas urbanas caseiras

O dia mundial da limpeza é inspirador e transformou-se em um marco para dar início ao movimento que pode transformar paisagens urbanas e aproximar pessoas.

O Parque dos Pomoraes fica em uma região nobre da cidade, limítrofe de condomínios de alto padrão

 

Ao fundo, muro do condomínio Alecrins, região próxima dos condomínios Alphavilles, em Campinas

O bairro apresenta grande potencialidades econômicas e ambientais. O engajamento em torno de movimentos de desenvolvimento sócio-ambiental tem o poder de transformação real com a visão de futuro desejável rumo aos Mercados do Futuro.

O manifesto dos Bairros Inteligentes expressa os conceitos do movimento

O Parque dos Pomares localiza-se em uma região é nobre, limítrofe de condomínios como Alphaville, Alecrins e São Rafael, o que abre janelas de oportunidades de relacionamento e contrapartidas, incluindo até mesmo, a preservação dos mananciais. 

O piquinique não poderia deixar de fazer parte da festa

A metodologia bairros inteligentes identifica as vocações econômicas, sociais, ambientais e culturais de ecossistemas urbanos para entregar resultados tangíveis associados aos valores da sustentabilidade, inovação e empreendedorismo.

A metodologia permite criar infográficos e trabalha com o conceito de inovação aberta.

Recomendamos a leitura do e-book disponível no site para facilitar a visão dos conceitos de Bairros Inteligentes e como é aplicado em nível mundial.

www.bairrosinteligentes.com.br

 

Manifesto Bairros Inteligentes

Se vccê tiver interesse em promover atividades deste tipo em seu bairro, deixe um comentário abaixo 

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019