Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Marketing Cooperado para Bairros Inteligentes

Josué de Menezes      sábado, 6 de maio de 2023

Compartilhe esta página com seus amigos

O modelo de negócios da startup Bairros Inteligentes é inspirada na Rede Europeia de Laboratórios Vivos, e no projeto "Cidade de 15 Minutos", de Paris.

Também encontrou referência na política Glocal (Glo = Global + Cal = Local), na Índia.

Resultado, modelo escalável para engajar comunidades locais.

A marca Bairros Inteligentes é registrada no INPI. Conta com amplo acervo de referências mundiais, a exemplo da foto acima. A startup oferece uma Plataforma de capacitação continuada para permitir que cidades e regiões implementem a metodologia. O projeto ganha vida com o Laboratório Vivo em Vinhedo

 

Marketing Cooperado

O marketing cooperado motiva startups e empresas de base tecnológica com soluções para bairros inteligentes a aderirem ao movimento, ou seja, a comporem o portifólio de soluções.

Em cada projeto regional, após identificar as dores locais, são lançados desafios para que a comunidade local faça a adesão ao projeto.

No caso de Vinhedo, um dos desafios será a redução de energia elétrica, em até 30%. Veja a página.

As empresas que já participam do movimento estarão "embarcadas", disponibilizando para o ecossistema local os benefícios.

Essa é a mágica do Marketing Cooperado: todos os parceiros são beneficiados com o relacionamento direto com os usuários dos bairros inteligentes, sejam moradores, frequentadores, síndicos e empresários.

Comunidade de Aprendizagem

A startup Bairros Inteligentes conta com a comunidade de aprendizagem, a EndoNet, ambiente onde irá promover as capacitações de multiplicadores, afiliados.

A metodologia da startup foi inspirada no Programa de Transformação Digital de Campinas, financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O time do Escritório de Projetos de Bairros Inteligentes dará suporte para ativar os ecossistemas locais valendo-se do Marketing Cooperado.

As empresas que participam do projeto terão como criar força comercial nas regiões onde a startup terá operação.

Com esse treinamento, os "Afiliados" poderão também replicar o modelo em outras cidades em todo o Brasil e em países de lingua luso, levando a chancela da marca Bairros Inteligentes.

 

 

Destacamos 3 vantagens do marketing cooperado em Bairros Inteligentes:

1 - Redução de custos nas campanhas;

2. Ambiente de Colaboração e Serviços compartilhados:

3 - Ganho em escala com a chancela Bairros Inteligentes:

Vantagem do Marketing Cooperado

1 - Redução de custos nas campanhas:
 A infraestrutura de funil de vendas do Escritório de Projetos está pronta. 

Para implementar uma página de conversão com estratégias, envolvendo os serviços de suporte e backoffice (CRM), o valor estimado no mercado para a implementação (setup) gira em torno de R$ 25.000,00 a R$ 40.000,00, a depender das estratégias e ferramentas que estarão disponíveis para rodar o projeto.

Nos projetos da startup contam com o sistema de CRM (Customer Relationship Management)

Esse valor é diluído incluindo junto aos parceiros de cada projeto (Laboratório Vivo), incluindo os criativos para as mídia social.

Todas as empresas também passam a ter mentoria para desenharem um plano de expansão, aprimorando o seu modelo de negócios no contexto de Cidades Inteligentes.


2. Ambiente de Colaboração e Serviços compartilhados:
Custo reduzido:
A infraestrutura de funil de vendas do Escritório de Projetos está pronta. 

Para implementar uma página de conversão com estratégias, envolvendo os serviços de suporte e backoffice (CRM), o valor estimado no mercado é em torno de R$ 25.000,00 a R$ 40.000,00 (setup). 
(sistema com suporte com CRM );

Esse valor é diluído incluindo os serviços de mídia social com disponibilização dos criativos e plano de expansão

Chancela de Bairros Inteligentes


3 - Ganho em escala com a chancela Bairros Inteligentes:
Com a geração de conteúdos para divulgar, os produtos dos parceiros tendem a ganhar maior aderência nas redes sociais com a chancela de Bairros Inteligentes.

Essa condição visa replicar as marcas exponencialmente para expandir as operações em outras regiões. 

No entanto, cada ecossistema apresenta desafios próprios. Por esse motivo os projetos são considerados como Laboratórios Vivos, ou seja, ambiente de modelagem.

Essa condição visa potencializar as campanhas com análises, monitoramento e gestão de leads de forma estrutura.

A agenda de novos escritórios com showroom e coworkings gera mais portunidades de investimentos. para todos os parceiros do sistema.

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019