Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Mercado Imobiliário Inova para criar Bairros Inteligentes

Josué de Menezes      terça-feira, 6 de setembro de 2022

Compartilhe esta página com seus amigos

O mercado imobiliário soma força com a startup Bairros Inteligentes para situar empreendimentos imobiliários, sejam lançamentos e condomínios horizontais e verticais como epicentro de Bairros Inteligentes.

O projeto é inspirado no conceito de Cidade de 15 Minutos, adotado em Paris.

A valorização do pedestre é um dos pilares dos Bairros Inteligentes. Mobilidade Urbana é essencial nas cidades inteligentes

Roberto Barreto e Watson Jesus, da Trend On Imóveis estão à frente do movimento para ligar o mercado imobiliário ao conceito de Bairros Inteligentes.

"O conceito de situar lançamentos imobiliários e condomínios como pontos de referência faz total sentido, principalmente para atrair investimentos complementares no ecossistema urbano", confirma Barreto.

Com essa percepção, startups de Polos Tecnológicos ligadas ao desenvolvimento de cidades inteligentes também sinalizam interesse em posicionar suas soluções tecnológicas no ambiente de Bairros Inteligentes.

 

O projeto prevê agenda de painéis com startups que irão apresentar as suas soluções para os Bairros Inteligentes. Tudo se dá em ambiente real de Laboratórios Vivos.

 

A aproximação com o poder público é uma consequência natural, considerando que o ambiente de startups favorece alianças entre empreendedores da iniciativa privada, poder público e academia.

O grande desafio é engajar a comunidade local em torno do valor de viver em Bairros Inteligentes.

Para solucionar este desafio, a startup possui estratégias, oferecendo benefícios aos usuários por intermédio da criação de redes de cooperação e consórcios com as soluções do portfólio de Bairros Inteligentes.

"A marca da startup facilita a percepção de engajamento. A ideia em prover análises preditivas para alimentar os investidores em torno dos bairros também outra estratégia poderosa", complementa Jesus.

 

A economia criativa também conecta-se com o conceito de Bairros Inteligentes para gerar engajamento e qualificação de ecossistemas locais

Visão

Com essa visão, o time da startup está articulado para prover infraestrutura digital e análises, contanto também com uso de Big Data.

A metodologia facilita no desenho de estratégias de engajamento.

"Nosso propósito é atrair investidores para Bairros Inteligentes", confirma Welton Curi, arquiteto e Urbanista.

Quem sai ganhando com esse movimento são os usuários dos bairros inteligentes, protagonistas dos Laboratório Vivo de Cidade 15 Minutos, onde a experiência do pedestre e a sustentabilidade local são valorizadas. 

A formação de Analistas de Bairros Inteligentes se dá na prática. 

Os corretores são um dos profissionais que certamente vão agregar valor nessa formação, no entanto, quando falamos em cidades inteligentes também é abordado economia criativa, dentre outros eixos.

De qualquer forma, os investidores terão como avaliar o nível de engajamento como indicador qualitativo, base para a ativação dos Bairros Inteligentes.

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019