Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Movimento do Mercado Imobiliário dá vida aos Bairros Inteligentes

Josué de Menezes      segunda-feira, 29 de março de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

Os movimentos de startups focadas no mercado imobiliário saltam aos olhos, principalmentes quando surgem as "unicornios", avaliadas em centenas de milhões de dólares.

Independente da crise sanitária, muito dinheiro está jorrando neste segmento.

A motivação é reduzir custos de operação e facilitar a vida com menos burocracia.

As perguntas que não querem calar: qual o motivo de tantos investimentos nestas startups? A profissão dos corretores de imóveis está com os dias contados?

 

Startups do mercado imobiliário valorizam a experiência dos clientes que querem menos burocracia e segurança

 

Decisivamente o mercado imobiliário está em ebulição e vive profundas transfomações.

Loft e 5º Andar são dois exemplos que ilustram muito bem estes movimentos.

Entender o mercado de intermediação imobiliária é uma questão de sobrevivência para os profissionais de corretagem.

Eis aí  um dos eixos da startup Bairros Inteligentes: prover capacitação continuada para formar profissionais em inteligência imobiliária.

Esses profissionais terão que ser capazes de atender os investidores ávidos por qualidade.

Com essa visão, Bairros Inteligentes é mais do que uma marca conceito.

Apresenta solução e estratégias para gerar leads qualificados e situar os lançamentos como epicentros da nova cultura de investimento no contexto regional, mais especificamente, nos bairros.

Qualificar bairros é a missão da startup. Cada bairro contará com os especialistas formados pelo curso.

"Vamos nutrir os corretores de Bairros Inteligentes de leads altamente qualificados e nichados", explica Mauro Macedo.

Associar a qualificação dos imóveis ao fortalecimento da economia local faz total sentido.

Entregamos planos de investimentos em camadas camadas.

"Com a construção de Bairros Inteligenes é possível superar a profunda a crise sanitária que vivenciamos, transformando-a em oportunidade no momento de retomada econômica", aposta o Jornalista Josué de Menezes, gestor de bairros inteligentes.

A ideia é agregar valor aos empreendimentos e disponibilizar às incorporadoras infra-estrutura digital, ferramentas e estratégias dando suporte à formação de times de alta perfórmance comercial com essa visão.

"Vamos minimizar riscos de investidores e indicar os melhores negócios, simples assim", pontua Mauro Macedo, expert do curso de Corretores de Bairros Inteligentes.

Mauro Macedo aposta na startup: "já existem grandes players de olho no nosso movimento", assegura

 

O mercado imobiliário é um dos segmentos que está conseguindo resistir aos impactos da profunda crise econômica que o Brasil vivencia em função da pandemia.

Investidores encontram refúgio nos imóveis, tanto em função da mudança de estilo de vida home office, quanto para "blindar" as economias pessoais com visão no longo prazo.

Nessa esteira, o conceito de Bairros Inteligentes faz total sentido, principalmente quando o modelo de negócios está ligado à qualificação dos investimentos imobiliários de forma cirúrgica.

O uso de  Big Data é uma das chaves do projeto para prover análises preditivas com precisão.

-----------------------------------------------------

Com essa visão, a startup posiciona-se como uma aceleradora de negócios imobiliários, criando ambiente de inovação aberta: laboratórios vivos.

----------------------------------------------------

A missão é criar ambiente para atrair investidores a partir da identificação das demandas, vocações e perfil das ofertas nos bairros.

Para isso o projeto conta com metodologia e big data.

"Ligamos as pontas entre investidores e ofertas imobiliárias de forma precisa. Vamos resolver o gargalo de capacitar corretores para atender demandas especializadas nos bairros signatários", sintetiza Macedo.

O segredo é defir o bairro como um ecossistema de negócios com um plano que valorize suas vocações econômicas e culturais.

"Conseguimos indicar as melhores soluções de investimentos e de serviços além de induzir o desenvolvimento local", complementa Macedo. 

 

A metodologia Bairros Inteligentes é um dos pilares do projeto. Baixe o e-book no site para conhecer o conceito

 

A starutp Bairros Inteligentes definiu como laboratório vivo o bairro Cambuí, em Campinas, para rodar o MVP, mínimo produto viável.

No mundo das startups é preciso validar a operação em um local para escalar, permitindo replicar o modelo.

A decisão estratégica de escolher o bairro Cambuí foi cruscial para que o primeiro investidor entrasse no jogo.

O projeto contará com espaço físico, base de um estúdio de produção multimídia para abrigar o Escritório de Projetos de Bairros Inteligentes.

O ambiente tem os recursos para capacitar corretores 4.0, outro conceito que merece atenção.

As parcerias com corretores e imobiliárias faz parte do plano. 

Mesmo as empresas unicórneos tem demanda de profissionais capacitados.

O Cambuí é o bairro onde Macedo mantém a operação da sua imobiliária e também onde estava a base de outra startup do segmento imobiliário.

Rede de parceiros complementares

A parceria com a empresa de Big Data Geomerídium deu musculatura para o projeto.

Imagine todos os serviços de inteligência geográfica à disposição de investidores e usuários dos bairros inteligentes.

Neste ambiente, os lançamentos imobiliários terão um forte aliado para atrair seus clientes nas operações comerciais.

A dinâmica das compras e vendas de imóveis, em todos os nichos e segmentos passa a ser mais qualificada.

 O bairro terá uma organização e apresenta o mix de produtos e serviços para melhorar a experiência de investidores e moradores.

"Conseguimos tecer análises preditivas muito precisas para os investidores", confirma Samuel Andrade, geógrafo especializado em inteligência geográfica. 

 

 

 

Este mapa é um exercício para a criação de rotas e circuitos temáticos.

A qualificação dos bairros é um forte argumento para atrair investimentos e investidores. Os mapas de investimentos são entregas para criar o banco imobiliário do bairro

 

Para ligar essas pontas o projeto estará qualificando corretores de Bairros Inteligentes, profissionais que irão atender clientes bem focados em nichos de investimentos imobiliários..

O curso de Corretores de Bairros Inteligentes irá formar 50 corretores para atuarem no Cambuí, no entanto, com esta formação será possível aplicar este conhecimento em outros bairros da cidade e do Brasil.

Para as incorporadoras, a startup bairros inteligentes oferece todo o suporte de funil de vendas, qualificando os empreendimentos como epicentros de bairros inteligentes.

Menos é mais. Para as incorparadoras, minimizar investimentos em marketing e maximizar resultados é uma equação perfeita.

Este modelo ganha força e encontra sinergia com projetos urbanísticos de cidades de grande porte, a exemplo de París, onde surgiu o projeto 15 minutos, que oferece sustentabilidade em regiões da cidade. 

Este conceito passa a fazer mais sentido com a pandemia, onde a retomada da economia terá que repensar comportamentos dos cidadãos que vivem nas cidades, tornando-as mais sustentáveis e seguras.

Com a metodologia Bairros Inteligentes Macedo validou o investimento em um empreendimento de grande porte situado na divisa dos dois dos bairros mais nobres de Campinas, o Cambuí e Nova Campinas.

"Com essa validação, como primeiro cliente fiquei interessado em escalar esse modelo", assegura Macedo.

 

As parcerias Público Privadas também estarão movimentando os investimentos nos Bairros Inteligentes

 

Como todo esse assunto tem ligação direta com temas de mobilidade urbana, segurança, saúde e urbanismo, o arquiteto Welton Curi, especializado em plano diretor também participa do projeto com a visão urbanística para facilitar a interface com o Plano Diretor e Parcerias Público Privadas.

"Com a transformação digital as cidades devem se adaptar às novas tecnologias e modelos de negócios", avalia Welton.

O Escritório de Projetos Bairros Inteligentes irá atender a cidade de Campinas no primeiro momento, com estúdio multimídia e agência de marketing digital, provendo soluções de capacitação e inteligência digital.

"Neste ambiente vamos acolher startups do segmento e projetos de laboratórios vivos", confirma Josué de Menezes, idealizador da marca que assina como Gestor de Bairros Inteligentes, uma nova profissão que desponta no contexto da Transformação Digital das Cidades Inteligentes.

O diálogo com o poder público já está em curso. A marca Bairros Inteligentes está registrada no INPI e tem uma vocação de ativação de redes de inovação local, tornando a vida das pessoas melhores, incluindo inclusive, geração de trabalho e renda na Nova Economia.

 

Welton Curi é urbanista e faz a ponte com as demandas do pode público

A startup Bairros Inteligentes foi inspirada no edital do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), no Plano de Transformação Digital de Campinas.

Com base neste modelo o projeto está sendo construído com a participação de vários profissionais, dentre os quais Adriana Trentin, especializada em investimentos Brasil Itália.

"Existem grupos e fundos de investimentos no radar. A transferência de tecnologias para cidades inteligentes é uma cultura que abre espaço para laboratórios vivos", confirma Trentin.

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019