Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

O poder de criar Bairros Inteligentes a partir de empresas interessadas em relatórios ESG

Josué de Menezes      quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Compartilhe esta página com seus amigos

O grande diferencial da startup Bairros Inteligentes é integrar a transferência de tecnologias avançadas com a visão de impacto social.

Para as empresas que pensam no longo prazo, o impacto socioeconômico do entorno é considerado como elemento estratégico e de grande valor.

Ao qualificar territórios, conectamos as empresas à realidade das cidades inteligentes, tanto em suas áreas circunvizinhas, quanto onde possuem interesse de influência.

Essa abordagem é única. 

Muitas tecnologias utilizadas nas empresas podem ser aplicadas em ambiente urbano e vise versa, a exemplo dos sensores de IoT para redução energética.

Essa visão atende as demandas crescentes por relatórios ESG (Ambiental, Social e Governança), que se tornaram essenciais para avaliar a sustentabilidade e o impacto positivo das iniciativas empresariais. 

As empresas afiliadas na comunidade bairros inteligentes (link do cadastro) poderão disponibilizar trilhas de aprendizagem para para promover, por exemplo, a economia circular. 

O caminho é de duas mãos: ao trabalhar a transformação digital das empresas, disponibilizamos tecnologias para aplicações de impacto social. 

As empresas afiliadas no Hub da startup Bairros Inteligentes terão à disposição uma plataforma de aprendizagem para atender as demandas de tranformação digital de forma exclusiva

 

Na plataforma (link do cadastro) as empresas interessadas em aprofundar projetos tecnológicos e sociais, terão acesso às áreas reservadas e ferramentas de EAD, gestão de projetos e social.

Trata-se de uma plataforma colaborativa que oferece trilhas de aprendizagem com foco em territórios de cidades e bairros inteligentes.

Basta fazer o cadastro (link do cadastro) para acessar o ambiente.

Ao acessar a comunidade será possível dar o aceite na parceria (boas vindas), no menu vertical.

Com essa ação, abre-se a janela para avançar com o diagnóstico de forma exclusiva, iniciando um processo de relacionameto assertivo de aceleração e incubação de projetos, tanto para atender demandas internas, quanto para integrar projetos em territórios em nível nacional.

Estamos falando de uma aceleradora ESG - ESGTeck.

 

---------------------

Dessa forma fica mais fácil colocar à disposição as ferramentas e estratégias para que as empresas possam trabalhar a gestão das partes interessadas e do entorno unindo as abordagens de transformação digital à gestão socioeconômica de entornos.

----------------------

Os desdobramentos são bem interessantes, incluindo até mesmo geração de trabalho e renda qualificados.

 

 

Em um único ambiente ligamos soluções tecnológicas de startups de base tecnológica com projetos para territórios com abordagem de gestão socioeconômica de entorno

 

A vantagem da proposta da startup é disponibilizar soluções de impacto social, ambiental e tecnlológico, visando, inclusive, a redução de custos com soluções que agregem valor na cadeia de valor dos produtos e serviços das empresas afiliadas.

As empresas afiliadas passarão a ser referência no contexto de Bairros Inteligentes, podendo expandir ações em outros territórios além do entorno das suas plantas.

"A missão da startup é irradiar soluções de impacto e transferir tecnologias para territórios das cidades em formato de Laboratórios Vivos", tendo as empresas afiliadas como parceiras.

participação nas Jornadas promovidas pela startup integram uma estratégia de engajamento dos empresários, gestores públicos, estudantes, agentes sociais e CEOs de startups em ambiente de networking e gestão de projetos.

O elemento de convergência é a rede de soluções e comunidade de aprendizagem.

 

As empresas afiliadas podem inserir seus colaboradores no hub de inovação aberta

 

A startup permite acesso na plataforma colaborativa, ambiente onde os conteúdos são disponibilizados em formato de trilhas.

São pré-requisitos dos projetos de transferência de tecnologias e impacto social.

Ao posicionar a empresa de forma mais efetiva como epicentro de bairros inteligentes, será possível, por exemplo, alinhar estratégias corporativas do Marketing 3.0, além de agregar valor no relacinamento com o poder público e centros de pesquisas.

 

Metodologia

passo 1
pré diagnóstico

A metodologia da startup traça um diagnóstico para identificar pontos de melhora das empresas para criar ambiente para potencializar redes colaborativas e impulsionadoras de uma visão sustentável, de longo prazo.

Esse é um dos requisitos para situar a empresa frente aos agentes que influenciam positiva ou negativamente um negócio.

A jornada de desenvolvimento da cultura ESG é longa e a participação em uma comunidade de inovação aberta é a resposta mais efetiva para construir ações de longo prazo.

passo 2
Disponibilizar ferramentas

Ao mesmo tempo, não de maneira crítica mas como ponto de reforço frente a uma jornada nitidamente já em curso pelas empresas, é possível verificar a necessidade em avançar com novas  ferramentas de materialização de riscos numa matriz estruturada.

passo 3
Proposta

Com as informações colhidas nas fases anteriores, será possível estruturar uma matriz de materialidade.

Dessa forma é possível avançar na construção de uma base de entrada de relatórios norteados por métricas de ESG demandadas por investidores, reguladores de mercado e clientes crescentemente críticos e posicionados numa gradiente de maturidade em evolução diante das externalidades atreladas às suas decisões de compra.

A partir desta análise preliminar, apresentamos algumas possibilidades que a startup Bairros Inteligentes disponibiliza em seu portfólio (comunidade) para impulsionar horizontes:

 


 

Ligar novas tecnologias e gestão de entorno é o diferencial da startup

 

Pontos-Chave do Diferencial:

A startup se destaca ao trazer tecnologias de ponta, provenientes de diversos campos como IoT, IA, energias renováveis, big data, dentre outras, para os territórios.

Isso cria oportunidades para aprimorar a infraestrutura, eficiência e qualidade de vida dos habitantes, a partir das empresas afiliadas, universidades e poder público.

A integração das tecnologias com uma análise detalhada das dinâmicas socioeconômicas dos entornos  é uma abordagem rara e valiosa.

As empresas associadas na startup também podem expandir ações em outros territórios além do entorno das suas plantas.

Isso demonstra um compromisso genuíno com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, impulsionando a inclusão e o desenvolvimento sustentável, com contrapartidas mensuráveis.

As empresas de tecnologia presentes no portfólio da startup (marketplace), também terão como expandir suas soluções de forma sistêmica.


Impacto socioeconômico de entornos: 

O grande diferencial da proposta da startup é situar a sede da empresa como epicentro de Bairros Inteligentes.

A disponibilização de acesso a um programa de capacitação continuada orientada à geração de trabalho e renda no contexto de cidades inteligentes é necessário.

Além dos benefícios em gerar impacto socioeconômico nas comunidades do entorno, a startup oferece soluções tecnológicas para as empresas.

 

Tecnologias disponíveis no portfólio da startup

 

Redução de Energia
Dispomos em nosso portfólio (marketplace de Bairros Inteligentes), solução de eficiência energética com IoT que permite redução em até 30% do consumo da empresa.

Big Data
Análises e relatórios preditivos para identificar vocações socioeconômicas de entorno.

Segurança Cloud
Dispomos em nosso portfólio (marketplace de Bairros Inteligentes), solução de segurança Cloud e Security (Finops). A solução permite reduzir em até 30% o valor de cloud, a partir de otimização e gestão em nuvem;

 

Segurança Robotizada
Portaria robotizada para o controle de acesso de visitantes e colaboradores na empresa;

 

Marketing Digital (Inbound Marketing)
Superação de desafios de aumento do faturamento em 20% de alguns produtos. A estratégia de reaquecimento de leads que estavam parados e o treinamento do SDR permitiu conquistar metas de faturamento.

 

Indústria 4.0
A partir de uma destas soluções é possível posicionar as empresas associadas como referências no contexto da Indústria 4.0, entregando ferramentas para gestores de risco para minimizar: 

• riscos e dificuldade no acesso a insumos, créditos e financiamentos;

• dificuldades no acesso à tecnologia de ponta; 

• falta de recursos para pesquisa e desenvolvimento (P&D); 

• dificuldades na divulgação e promoção de venda de seus produtos; 

• dificuldades nas negociações com fornecedores e grandes clientes. 

Inclusive, as abordagens propostas vão integrar as jornadas (saiba mais), visando transformar distritos Industriais em Polos Tecnológicos.

Ao aproximar e integrar em um único ambiente empresas de base tecnológicas, gestores públicos, empresários, profissionais interessados no tema, investidores e universidades, a startup Bairros Inteligentes dá suporte para transformar as empresas afiliadas em laboratórios vivos em seus territórios.

Essa abordagem permite a startup situar-se como uma incubadora.

O modelo entrega às empresas afiliadas suporte para acelerar processos de inovação aliados à governança ESG no contexto de  cidades inteligentes.

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019