Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Startup conecta educação às demandas de trabalho nas cidades inteligentes

Josué de Menezes      domingo, 18 de setembro de 2022

Compartilhe esta página com seus amigos

A metodologia da startup Bairros Inteligentes permite criar ambientes educacionais de "cocriação" em torno da cadeia de valor do mercado imobiliário local, nos territórios onde houver parcerias com instituições de ensino.

Em ampla pesquisa envolvendo vários países, ficou confirmado que o mercado imobiliário traciona investimentos para fazer valer os conceitos de bairros e cidades inteligentes.  (baixe o e-book)

As estratégias e ferramentas disponibilizadas pela metodologia Bairros Inteligentes visam qualificar e facilitar a tomada de decisão de investimentos.

Com dinâmicas de análises é possível manter ativa base de relacionamento com ofertas, dando vida a uma espécie de jogo imobiliário, transformando bairros em tabuleiros.

O diferencial é que a mecânica educativa é baseada em Inteligência de Mercado (BI - Business Inteligence), mantendo ativo relacionamento de engajamento com quem vive nos bairros inteligentes.

Essa proposta vale ouro nas aceleradoras de universidades, que necessitam validar hipóteses e testar a experiência dos usutários.

---------------

Por esse motivo a proposta é integrar agentes do mercado imobiliário com foco na melhora da experiência de investidores nos bairros inteligentes.

------------

Com este propósslito e valendo-se da metodologia, será possível criar dinâmicas educacionais, contado com pesquisas, análises de big data e demais skills (habilidades profissionais).

O desenvolvimento profissional de forma integrada motiva alianças com o poder público na geração de trabalho e renda.

Educação em cidades inteligentes em ambientes reais, como Laboratórios Vivos, é algo relevante para ajustar as competências profissionas  frente os desafios impostos pela Nova Economia. 

 

É possível criar dinâmicas educacionais como um jogo de tabuleiro

Novo Marco legal das Startups

O novo marco legal das startups abre janelas de oportunidades para conectar esses atores, que até então estão desarticulados no Brasil (academia, mercado e poder público).

Com estudos de modelos internacionais é possível constatar que a  cultura de integração entre esses setores tem o poder até mesmo de impulsionar investimentos de revitalização de regiões que necessitam de projetos de requalificação.

Com parcerias a partir de escolas técnicas, universidades, lançamentos imobiliários, polos educacionais, aceleradoras  e coworkings será possível aproximar  startups nacionais e internacionais em torno de ambiente de cocriação para fomentar e transferir soluções inovadoras para melhorar a vida das pessoas nas cidades inteligentes em ambiente real, onde elas vivem, nos bairros.

O tema da 4ª Revolução Industrial pode ser trabalhado na prática para indicar caminhos profissionais por intermédio de projetos educacionais integradores 

Laboratório Vivo de Cidade 15 Minutos

A startup Bairros Inteligentes propõe criar ambientes de Laboratório Vivo por intermédio de redes de cooperação e parcerias em territórios, sejam a partir de escolas, universidades, coworkings e lançamentos imobiliários.

Considerando que Laboratório Vivo é um conceito de experimentação e aprendizagem, os professores e analistas de bairros inteligentes poderão trabalhar conteúdos programáticos de forma contextualizada, considerando os ambientes do entorno como laboratório para criar redes de colaboração empresarial local.

A startup surge inspirada no projeto "Cidade de 15 Minutos", de Paris.

Com essa referência, é possível implementar Laboratório Vivo de sustentabilidade local, tendo a mobilidade urbana de 15 minutos como elemento de convergência.

Redes de Parceria

Principalmente para escolas técnicas e universidade, por exemplo, os alunos terão como exercitar suas competências técnicas de forma contextualizada no ambiente do entorno, contando com parcerias com startups que necessitam de validações.

O mercado imobiliário, por ser amplo e gerar impacto socioeconômico de entorno, facilita criar essas redes de cooperação  para suprir novas demandas e fortalecer o comércio local.

"Este mercado tem o poder de atrair investimentos qualificados e nos ligar com o tema do urbanismo e todos os demais eixos de desenvolvimento das cidades", avalia o urbanista Welton Curi, um dos membros da startup.

 

É possível por exemplo, conectar o ambiente educacional a startups de mobilidade urbana

A startup Bairros Inteligentes disponibiliza os relatórios de Big Data como base de estudos de 4 bairros em Campinas: Centro, Cambuí. Nova Campinas e Barão Geraldo.

Mas não é necessário essa base para iniciar um projeto de Bairros Inteligentes

No entanto, esta base de análises facilita somar forças com iniciativas de entidades e comunidade em programa de revitalização, por exemplo.

Os impactos dos lançamentos imobiliários  também são avaliados como indutores do desenvolvimento.

Enfim, é nesse ambiente que alunos de universidade e de ensino técnico poderão ter uma experiência prática de como aplicar seus conhecimentos.

A partir de 2023 o Brasil terá uma legislação que definirá que toda cidade terá que estruturar um Plano de Transformação Digital.

É nesse contexto que a startup propõe trabalhar a cultura educacional de forma integrada.

A ideia é facilitar o intercâmbio entre o ecossistema de inovação da cidade com desafios reais.

A startup oferece ferramentas de engajamento com comunidades nos bairros.

 

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019