Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Startup desenha Escritório de Cidades Inteligentes em Vinhedo

Josué de Menezes      terça-feira, 18 de abril de 2023

Compartilhe esta página com seus amigos

O primeiro passo é iniciar um diagnóstico da região onde será implementado o Escritório de Projetos Bairros Inteligentes.

Assim a startup avalia as vocações de regiões e propõe tecnologias para melhorar a vida das pessoas onde elas vivem.

Com essa visão, a partir do epicentro do Vila Conteiner Aquário é possível ativar uma rede de inovação e cooperação regional, com raio de influência envolvendo as cidades de Itupeva, Valinhos, Louveira e Itatiba.

O modelo de abrangência e influência dos Escritórios de Projetos é avaliado pelos membros da startup Bairros Inteligentes caso a caso.

As análise consideram densidade populacional, perfil demográfico, vocações socioeconômicas, dentre outros elementos. 

O uso de big data para entregar inteligência de mercado também está no portfólio.

O projeto da startup Bairros Inteligentes é inspirado em edital do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), no Plano de Transformação Digital de Campinas, que tinha como demanda gerar estratégias de engajamento das comunidades em torno da inovação. 

O diagnóstico de vocações é dinâmico, envolvendo análises qualitativas, entrevistas e ferramentas para identificar vocações e dores do ecossistema local.

O primeiro ponto de análise envolve a avaliação da diversificação de negócios.

"Quando avaliamos a pujança industrial da região onde estamos, entendemos que vários setores impulsionam a cadeia de valor. Isso gera a qualificação dos investimentos", avalia Paulo Primo, gestor do Escritório de Projetos de Bairros Intelingentes em Vinhedo, localizado mais precisamente na Villa Conteiner Aquário, à av. Cachalote, 384. Res. Aquário.

O local é estratégico, ponto com intenso fluxo de moradores que vivem em condomínios.

O diagnóstico identifica também que a redução de energia faz muito sentido para os condomínios. Trata-se de uma das dores dos moradores, além de envolver diretamente as empresas.

 

A visita técnica é essencial para compor o diagnóstico. Na foto, proprietário da Photon Tic, Neiriberto Azevedo (esquerda), empresa de eficiência energética, Paulo Primo (ao centro), gestor do Escritório de Projetos em Vinhedo e Josué de Menezes (a direita), CEO da startup Bairros Inteligentes

A partir da visita técnica realizada pelo CEO da Photon Tic, foi confirmada que existe demanda para propor a redução de 5 a 30% da conta de energia elétrica tanto das empresas, quanto dos condomínios.

Esses números são baseados na experiência exitosa em vários clientes, o que rendeu à Photo Tic, prêmios e recentemente, adesão no Polo Tecnológico de Itaipu (PTI), referência em modelagem em bairros inteligentes (ambiente Sandbox).

Conexão com Polos Tecnológicos

A Photon Tic integra o Parque Tecnológico de Santa Rita do Sapucaí, conhecido como "O Vale da Eletrônica".

A ponte com a startup Bairros Inteligentes, que está em aceleração pelo programa do SEBRAE, em parceria com a Associação Brasil Startup e Mature (Silver Lab Startup SEBRAE), cria a conexão entre três parques tecnológicos.

"O ambiente onde as análises estão em curso é propício para impulsionar um Laboratório Vivo de eficiência energética. O momento da Photon Tic é justamente o de atender demandas no contexto de cidades inteligentes. Na indústria temos resultados excelentes, agora chegou a vez de enxergar o mercado de cidades inteligentes", avalia Neirivelton, CEO da Photon Tic, empresa de eficiência energética, baseada em solução de IoT (Internet das Coisas).

 

 A experiência do Vale da Eletrônica é exitosa, repercutindo na geração de trabalho e renda qualificada

A parceria também envolve a Villa Conteiner Aquário, edificação modular em containers. Somando forças com a Photon Tic e a startup Bairros Inteligentes, inicia-se um movimento, seguindo o exemplo de aceleradoras que buscam conectar soluções complementares.

A proposta é atrair novas startups e empresas interessadas em conviverem em ambiente de inovação aberta. Inclusive, nessa linha de networking, a startup Bairros Inteligentes estreita aliança com a Campinas Tech, hub de startups da RMC, Região Metropolitana de Campinas.

 

O diagnóstico também considera o impacto no mercado imobiliário, tendo em vista que o conceito de Bairros Inteligentes está relacionado tanto com a revitalização, quanto com a  qualificação imobiliária, aderente à tendência de sustentabilidade local (Glo= Global, Cal= Local).

 

O diagnóstico também pode envolver análises de Big Data, solução que também integra o portifólio da startup.

No momento, vale entender as potencialidades do ecossistema, ambiente propício para o desenvolvimento de conexões com vários segmentos presentes em Vinhedo e região, incluindo o Circuito das Frutas.

Para facilitar o potencial da região, vale a pena aprofundar nas relações das indústrias que compõem o ecossistema.

Indústrias presentes em Vinhedo

Alimentícia: A cidade abriga diversas indústrias alimentícias, que produzem alimentos como massas, biscoitos, doces e chocolates, entre outros.

Farmacêutica: Vinhedo conta com importantes empresas farmacêuticas, que produzem medicamentos e produtos de saúde para o mercado nacional e internacional.

Eletrônica: Algumas das principais indústrias de eletrônicos do país, que fabricam produtos como celulares, computadores, tablets e equipamentos de telecomunicações estão presentes na cidade.

Automobilística: A cadeia de valor da indústria  automobilística é poderosa. O ecossistem contempla grande empresa que produz carros e caminhões para o mercado nacional e internacional.

Metalúrgica: A cidade conta com diversas indústrias metalúrgicas, que produzem equipamentos e peças para diversos setores, como o automotivo, construção civil e maquinário industrial.

Química: Vinhedo também possui importantes indústrias químicas, que fabricam produtos como tintas, adesivos, resinas e produtos para tratamento de água.

"Nosso estreito relacionamento com o poder público e o turismo também irá facilitar o desenho de agenda de eventos. Estamos iniciando um movimento promissor", avalia Paulo Primo.

 

A Villa Conteiner Aquário oferecerá espaço de coworking, sede do Escritório de Projetos de Bairros Inteligentes em Vinhedo

"A startup está avaliando mais dois ambientes para instalar escritórios de projetos. Mas nosso foco é rodar o MVP para validar hipóteses relacionadas aos vários eixos de desenvolvimento", confirma João Vitor, um dos co-founders da startup Bairros Inteligentes, graduando em Engenharia de Biosistemas pela USP Pirassununga.

A solução construtiva do Villa Conteiner Aquário, por ser sustentável e modular, é aderente ao conceito de Bairros Inteligentes, atendendo uma série de aplicações e demandas de prestação de serviços nos bairros signatários. "Nosso modelo de negócios prevê o retorno do investimento, ou seja, os investidores terão um cenário preditivo com base na solução construtiva", detalha Filipo, CEO da Iron Home - Projetos em Conteiners.

Metodologia Baiirros Inteligentes

O diagnóstico de cada região é desenhado de forma colaborativa, utilizando diversas ferramentas, incluindo o futurismo como estratégia de engajamento.

É possível criar dinâmicas "gamificadas", transformando relatórios áridos em dinâmics lúdicas, valendo-se do Design Thinking, metodologia consagrada para cocriar soluções inovadoras e obter resultados tangíveis em grupos.

A startup também conta com um Super Aplicativo de Realidade Mista para facilitar o engajamento dos usuários das regiões signatárias, sejam cidades ou conjunto de bairros. A presença de um Escritório de Projetos é essencial para gerar o movimento local. 

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019