Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Vila Carioca Fértil: Laboratório Vivo de Bairros Inteligentes

Josué de Menezes      quinta-feira, 1 de julho de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

Edi Heinz é um sonhador. Ele enxerga a Vila Carioca, bairro  localizado no distrito do Ipiranga, em São Paulo, como um lugar lindo, com espaços para as crianças brincarem e para os idosos desfrutarem recantos acolhedores, ideiais para encontros no fim da tarde.

Só que a realidade é bem diferente. Atualmente o bairro apresenta deformações estruturais.

Mas a sua visão foi capaz de mobilizar uma galera mão na massa. O pessoal, muito antenado, encontrou a Startup Bairros Inteligentes.

A parceria foi selada. Agora sim será possível contar com o suporte para realizar os sonhos da comunidade.

Bairros Inteligentes oferece infraestrutura digital, metodologia, estratégias, ferramentas, mentorias e a gestão do projeto.

Com esse suporte é possível sonhar mais. A ideia é construir juntos, realizar coisas em ambiente de comunidade de aprendizagem.

Isso facilita o relacionamento tanto com o poder público, quanto com as empresas. 

Edi Heinz é assim mesmo, sorriso franco e com muito pique prá mudar o mundo. Acompanhado com as irmãs Zenaide e Claudia.

 

Quando Edi Heinz encontrou a formação de Gestor de Bairros Inteligentes enxergou uma oportunidade.

Percebeu que seria mais um passo para ser dado na sua jornada de Designer Ambiental.

O aprendizado é prático e permite acesso à Plataforma de Aceleração de Cidades Inteligentes - EndoNet.

Trata-se de uma comunidade de gestão de projetos de Bairros Inteligentes.

Neste contexto, Vila Carioca Fértil transforma-se em um Laboratório Vivo de impacto social.

A formação de influenciadores locais considera os eixos de desenvolvimento com base nas vocações do ecossistema local.

O perfil do time de trabalho, que já realizou mutirões de limpeza, paisagismo, plantio e instalação de mobiliário urbano, facilitou o desenho do projeto para promover a capacitação. 

Empresas locais já sinalizam interesse em participar. Com a estruturação do projeto com todos os entregáveis detalhados, o relacionamento é facilitado para conseguir os recursos.

Mas além das empresas locais, grandes organizações também sinalizam interesse em viabilizar o projeto, considerando a demanda em gerar impacto de forma sustentável, atendendo os indicadores na linha de Governança ambiental, social e corporativa (ESG).

Metodologia

A metodologia da startup Bairros Inteligentes favorece a base da ativação de redes de cooperação nos eixos de desenvolvimento local: fortalecimento do comércio local, saúde, economia criativa, eficiência energética, qualidade de vida, dentre outros.

O pré-diagnóstico de vocações do bairro Vila Carioca já foi realizado, no entanto, com os recursos sendo aportados, novas ferramentas serão disponibilizadas para facilitar ações cirurgicas, inclunindo Big Data e aplicativos.

O processo de aceleração do Laboratório Vivo Vila Carioca Fértil se dá em um programa de mentorias com agendas de encontros virtuais e presenciais.

Uma das linhas propostas é ativar um projeto de agricultura urbana. 

Mas a formação de influenciadores locais é a base para ativar e realizar projetos de forma sustentável, ou seja: gerar trabalho e renda, na prática.

Os parceiros financiadores estão tomando ciência da iniciativa de forma oficial, por intermédio da startup Bairros Inteligentes enquanto proponente.

A Subprefeitura também entra com o apoio, no entanto, todas os Termos de Cooperação e detalhamentos devem ser trabalhados de forma mais assertiva com cronograma de entregas bem delineados.

A utilização de metodologias ágeis é essencial para transferir tecnologias de engajamento social utilizando jogos (gamificação), trabalhando a visão compartilhada de futuro desejável (Future Thinking).

Mão na massa é o lema dos laboratórios vivos.

 

 

A própria casa do Edi Heinz é o ponto de encontro de quem sonha grande - Escritório de Projetos de Bairros Inteligentes (Sede da Vila Carioca Fértil)

 

A história deste projeto nasce com a força de gente que faz e da necessidade de melhorar a vida das pessoas, na prática.

Dando uma volta com a sua mãe, acometida de Alzheimer, Edi percebeu que não tinha bancos para descansar. Também percebeu uma paisagem árida.

Pronto, a imaginação foi ativada. A diferença é que ele começou a fazer.

Reunindo um grupo as ideias brotaram.

A proposta de fazenda urbana encontra inspiração na experiência de Atlanta, cidade da Geórgia.

As características dos ambientes são muito similares.

Pensando bem, um projeto que tenha como apelo segurança alimentar também faz muito sentido.

Em Atlanta, foi criado até mesmo floresta de alimentos grátis.

Para se ter uma ideia, lá foi implementada a maior fazenda urbana dos Estados Unidos, com mais de 2.500 plantas medicinais e comestíveis livres de pesticida. Envolvem mais de 1 mil voluntários.

Edi Heinz busca referências e modelos internacionais. As rodas de conversa com os encontros virtuais promovidas pela startup Bairros Inteligentes traz novas referências e inspiração.

O desafio neste momento é viabilizar os recursos para realizar a primeira fase do projeto, previsto para seis meses.

O contexto de Laboratórios Vivos facilita a abertura de portas considerando que novas tecnologias sustentáveis têm o poder de transformar o Vila Carioca em uma referência nacional de impacto social.

Principalmente para vencer os desafios impostos pela crise sanitária na geração de trabalho e renda, esta iniciativa é muito oportuna.

 

 

As rodas de conversa na casa do Edi geraram o movimento inicial do Vila Carioca Fértil

 

As fotos dos mutirões e resultados estão em um e-book. Mutas coisas realizadas de forma voluntariosa. Agora chegou a vez de estruturar o projeto.

Aos poucos os cantinhos para sentar e os jardins ficam mais floridos. Coisas simples foram feitas, no entanto, de grande valor. O espírito do ING (Indivíduo Não Governamental) tem poder.

Paisagismo é uma vocação do pessoal. 

Olha aí as crianças brincando em uma calçada sub aproveitada.

O laboratório vivo Vila Carioca Fértil tem todo o potencial para exportar tecnologias sustentáveis em nível nacional. Com a metodologia Bairros Inteligentes as portas estão abertas para novos projetos

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019