Laboratório Vivo Cidade 15 Minutos 
Transformamos Bairros em Cidades Inteligentes

Jardim dos Sentidos Gisela Heller Gordon epicentro de Bairros Inteligentes

Josué de Menezes      sábado, 16 de outubro de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

O Jardim dos Sentidos Gisela Heller Gordon, situado em Sousas, Campinas (SP) é selecionado como primeiro projeto para integrar o showroom da Plataforma de Aceleração de Cidades Inteligentes - EndoNet.

Quem selecionou foi a comunidade da startup Bairros Inteligentes.

Trata-se de um movimento que busca projetos de referencia para ilustrar como é possível ativar ecossistemas locais com Laboratórios Vivos de Bairros Inteligentes.

 O Jardim dos Sentidos está localizado no Centro de Referência em Reabilitação (CRR) em Sousas (Campinas). É a realização de um dos sonhos da arquiteta Gisela Heller Gordon. Foto de Fernanda Sunega

 

 "A inspiração da Gisela nasceu de um jardim semelhante na Hungria. A mobilização em torno deste sonho envolveu muitos profissionais", revela Flávio Gordon, arquiteto, viúvo de Gisela Heller Gordon.

Justamente por reunir características com o potencial de ativar redes de cooperação local e agregar valor ao movimento de agricultura urbana, que a comunidade Bairros Inteligentes, atualmente composta por 100 profissionais de várias áreas do conhecimento, está articulando para incubar este projeto na Plataforma de Aceleração de Cidades Inteligentes EndoNet.

Aceleração

A plataforma já conta com 14 projetos de Bairros Inteligentes, com iniciativas em 9 cidades: Campinas, São Paulo, Holambra, Atibaia, Santana de Parnaíba, Paulínia, Caldas, Valinhos e Barueri.

Os projetos sempre situam um epicentro local, um ponto de referência para iniciar um movimento ligado à ativação de redes de inovação local.

O propósito é engajar a comunidade local em torno de um Laboratório Vivo de Bairros Inteligentes, contando como maior aliada a metodologia que a startup desenvolveu.

O propósito é transferir tecnologias sustentáveis com potencial de geração de trabalho e renda, além de fortalecer a economia local.

A transferência de tecnologias sustentáveis sempre está presente nos projetos, ou seja, a geração de impacto social é um dos elementos essenciais para que a chancela Bairros Inteligentes qualifique o ecossistema local.

A chancela significa promover benefícios educacionais, fortalecimento do comércio local, atração de investimentos imobiliários, dentre outros.

O jardim dos sentidos é arredondado. Os canteiros abrigam plantas e flores coloridas, ervas medicinais, condimentos, chás, gramas e pedriscos. Ao todo, são 10 canteiros

No Brasil existem 3 Jardins com essas características: Curitiba, Campinas e no Parque Inhotim, em Minas Gerais.

Por ser um projeto relativamente simples e barato, totalmente aderente ao turismo e à agricultura urbana, que a ideia é incubar esta solução na aceleradora, tendo como propósito implementar a iniciativa em outras cidades e bairros no Brasil.

Outro elemento de grande relevância é justamente por ser uma obra totalmente acessível, livre de barreiras arquitetônicas garantindo que as pessoas com deficiência possam aproveitar o espaço.

O jardim oferece canteiros com corrimão, guia, trilha específica para cadeira de rodas, bancos, informações úteis sobre o espaço e os nomes das plantas escritos em português e em braille, além do piso tátil.

"Esses canteiros podem ser a base para projeto de capacitação para a formação de mini hortas de horticultura orgânica urbana e de paisagismo ecológico", explica a engenheira agrônoma Diléia Santana dos Santos, à frente do Laboratório Vivo Parque dos Pomares, em Campinasprojeto incubado na aceleradora Bairros Inteligentes.

Agnaldo Martins, especialista em agricultura Biodinâmica também enxerga os jardins sensitivos como excelente atrativo pedagógico.

A experiência educacional é intensa, principalmente para que a comunidade encontre um ponto de referência para trabalhar conteúdos associados a economia criativa e empreendedorismo (Foto Fernanda Sunega / Prefeitura)

 

Atualmente a comunidade Bairros Inteligentes está empenhada em incubar projetos de referência, principalmente os que já apresentem resultados efetivos e possam atrair investimentos aderentes aos valores de sustentabilidade, meio ambiente e impacto social.

A startup Bairros Inteligentes conta com indicadores, ferramentas e metodologia. Atualmente a comunidade ativa é composta com mais de 100 gestores, inscritos na Plataforma de Aceleração de Cidades Inteligentes.

Os encontros da comunidade acontecem virtualmente, mas como a demanda é para incubar projetos, a proposta é articular ações presenciais, a exemplo do que aconteceu no bairro dos Pomares em Campinas, em um mutirão de limpeza do córrego, inicio de um movimento para iniciar um Laboratório Vivo de Agricultura Urbana.

 

A startup Bairros Inteligentes oferece plataforma de gestão de projetos e formação de Gestores de Bairros Inteligentes, justamente para facilitar a viabilização de recursos para implementar projetos a exemplo do Jardim Sensorial.

Interessados na mentoria, inscrições abertas.

 

 

Comentários

Latest News

Bairros Inteligentes dá vida à Sociedade 5.0

sábado, 9 de novembro de 2019

O que é um Hub de Inovação Aberta

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Transformação Digital nos Bairros Inteligentes

sábado, 30 de novembro de 2019

Metodologia Bairros Inteligentes

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Bairros como Laboratórios Vivos (Living Labs)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Prêmio Bairros Inteligentes

sábado, 28 de dezembro de 2019

Manifesto Bairros Inteligentes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Gestor de Bairros Inteligentes: uma profissão do futuro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019